Verão chegando: brasileiros buscam cada vez mais praia na internet

Novo levantamento do Boooking.com mostra que brasileiros estão interessados em destinos litorâneos. Já nesta primavera os destinos litorâneos são os mais buscados no site de reservas Booking.com. Mesmo que ainda estejamos na primavera e que a temperatura esteja amena, o novo levantamento do site de reservas e hospedagem nos informa que o brasileiro já está se organizando para visitar o mar. 

O estudo levou em conta as buscas feitas no site, nas três primeiras semanas de setembro, e é mostrada a intenção de viagem para todo mês de outubro. 

O site também informa quais são os destinos mais procurados para o próximo feriado prolongado, Dia de Finados, que será no próximo dia 02 de novembro. 

Conversamos com Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil. Sobre os destinos mais procurados no momento. 

Blog Hospitalidade Brasil: Quais são os destinos nacionais mais procurados para o verão? 

Nelson Benavides: Os cinco destinos domésticos mais buscados* pelos brasileiros na plataforma da Booking.com nas três primeiras semanas de setembro, para estadias em outubro são: Rio de Janeiro, São Paulo, Ubatuba, Guarujá e Porto De Galinhas. Importante dizer que aqui estamos falando de buscas e não de reservas em nossa plataforma. 

Além disso, fizemos um levantamento de dados** para saber onde os brasileiros irão aproveitar o próximo feriado, do Dia de Finados, e descobrimos quais são os cinco destinos de praia mais reservados na Booking.com: Rio de Janeiro, Maceió, Florianópolis, Salvador e Porto de Galinhas.   

BHB: Notaram o aumento do número de reservas após o início da imunização? 

NB: De modo geral, o tempo que estamos em casa aumentou nosso desejo de viajar. Mesmo com o impacto da pandemia no turismo, as viagens desempenham um papel fundamental em nossas vidas e, embora possa levar algum tempo para retornar aos níveis pré-Covid-19, as pessoas vão querer experimentar o mundo novamente, talvez de uma forma mais significativa do que nunca.  

Uma pesquisa recente*** da Booking.com, realizada apenas no Brasil, mostrou que cerca de 7 em cada 10 (69%) viajantes brasileiros afirmam que já têm planos de viagens futuras, e 67% disseram que têm planos para viagens nos próximos 3 a 6 meses.   

Leia também: Equipotel 2021 oferece conteúdo inédito em hotelaria

BHB: Com as restrições internacionais, o número de hospedes interno aumentou? Conseguem dizer quanto? 

NB: De acordo com essa mesma pesquisa***, as viagens domésticas revelaram-se a preferência nacional, dado que 55% dos turistas em todo o país afirmaram que priorizarão apenas destinos no Brasil, com destaque para as pessoas do Norte (67%) e do Nordeste (60%). Já 35% irão considerar tanto destinos nacionais quanto internacionais em suas viagens pós-pandemia, e 10% priorizarão apenas destinos internacionais.   

BHB: Conseguem passar um perfil de hotéis com o maior número de reservas nos últimos meses? 

NB: Nossa pesquisa*** também revelou que as medidas de saúde e segurança adotadas pelas acomodações, com 65%, são o principal fator que os viajantes brasileiros levarão em consideração ao planejarem suas férias, o que é um indicativo para os hotéis do que é importante para os hóspedes nacionais e que perfil de hospedagem eles estão buscando. 

Para que o viajante possa encontrar de maneira simples e rápida as acomodações que implementaram ou reforçaram seus protocolos de higiene e segurança, a Booking.com atualizou seus filtros de pesquisa e incluiu o novo filtro “Medidas de saúde e segurança”. Além disso, a plataforma dá visibilidade às medidas de segurança das acomodações (como: higiene, sanitização, distanciamento social) nas páginas das propriedades. 

NOTAS DA REDAÇÃO: 

*As buscas devem ter ocorrido nas três primeiras semanas de setembro de 2021, para estadias em outubro de 2021. 

**Foram analisadas as reservas feitas na Booking.com pelos brasileiros, em destinos de todo o país, com estadias entre 29 de outubro e 2 de novembro de 2021. 

***Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que pretende viajar nos próximos 12 meses. No total, 1.000 entrevistados no Brasil responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2021. 

Explore mais sobre a hospitalidade 

O Blog Hospitalidade Brasil é o portal de conteúdo da Equipotel Conexões que existe com o intuito de conectar todo o universo da hospitalidade. A marca apresenta no digital tanto quanto no presencial, uma gama de ofertas que exaltam o conhecimento, o networking e as oportunidades que envolvem a arte de receber bem, unindo marcas e profissionais onde quer que eles estejam, 365 dias ao ano.