Além do pet friendly: Hotéis veganos apostam em clientes engajados

Hotéis veganos são aposta para atuantes do setor que dão passo a frente e se atentam a estudos que mostram que a cada semana o Brasil ganha 2 mil novos adeptos a essa filosofia de vida

Que hotel não gostaria de ter entre seus hóspedes Anitta,  Rita Lee, Joaquin Phoenix, Nathalie Portman? Poucos empreendimentos, no entanto, cairiam no gosto dessas celebridades. Para eles não basta um serviço excepcional, excelente localização, tecnologia de ponta, spa e enxoval com milhares de fios. Hotel bom, para eles, é aquele vegano. 

O IBOPE, em pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, mostrou em 2018 que 30 milhões de brasileiros se intitulavam vegetarianos e 7 milhões se diziam veganos. Segundo a consultoria Euromonitor, esse mercado cresceu 98% entre 2009 e 2014, movimentando US$ 51 bilhões de dólares por ano. Outros estudos mostram que a cada semana, o Brasil ganha 2 mil novos adeptos.  

Leia também:

Se no passado, não tão longínquo, era impensável opções veganas em restaurantes estrelados, hoje mesmo pequenos estabelecimentos oferecem opções para essa clientela. O veganismo é uma filosofia de vida através da qual os veganos pregam não só o respeito, mas também defendem a não crueldade contra os animais.  

Além do pet friendly: Hotéis veganos apostam em clientes engajados
Foto de Turgay Yıldız no Pexels

O mercado de luxo também começou a se movimentar nesse sentido com grandes grifes buscando soluções para bolsas, acessórios, roupas e até cosméticos. Se a sustentabilidade e a diversidade se tornaram commodities na hotelaria, há quem, dando um passo a frente, e procurando encontrar um nicho importante, investindo em serviços veganos. Não basta ser pet friendly, o compromisso vai além. 

Há hotéis veganos referência no ramo, conheça um deles

É o caso do hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão: referência em hospitalidade vegana e frequentemente citado em matérias na imprensa, em avaliações altamente positivas nas redes sociais e também em agências especializadas.  

Além do pet friendly: Hotéis veganos apostam em clientes engajados
Hotel vegano Serra da Estrela, em Campos do Jordão

Denise Bernardino, filha e neta de empreendedores do setor hoteleiro, há 16 anos atua na área é a entrevistada do Blog Hospitalidade Brasil. Proprietária do Hotel Serra da Estrela, coordena uma equipe de 50 colaboradores e a logística de hospitalidade de 78 quartos e do Restaurante Alquimia, anexo ao hotel. 

Confira a entrevista com Denise Bernardino sobre a atuação do Hotel Serra da Estrela como um dos hotéis veganos exemplares

Blog Hospitalidade Brasil: Como surgiu a ideia de um hotel comprometido com o veganismo? 

Denise Bernardino: Em 2014, a filosofia de vida começou a conflitar com o trabalho. Eu já era engajada com a causa animal e passei a pensar em uma estratégia para deixar tudo mais harmônico: meus princípios e o modelo de negócio que eu desenvolvia. Em 2015, eu decidi que era hora de tornar o Alquimia em 100% vegetariano e já no ano seguinte ele se transformou em vegano ao tirar do cardápio pratos que levassem leite ou ovos. 

BHB: Quais iniciativas o hotel tem hoje para o público vegano?

DB: Em nosso hotel não usamos materiais de animais como couro ou peles. Nossos amenities não são testados em animais e possuem embalagens de mais rápida decomposição. O restaurante Alquimia tem um cardápio 100% vegetariano. 

BHB: Como tem sido o retorno do mercado?

DB: Houve aumento nítido na taxa de ocupação e faturamento após a transição e reconhecimento por entidades do segmento. Engana-se quem pensa que o restaurante é frequentado apenas por clientes veganos. A localização no centro de Capivari transforma o restaurante em um point. Gente interessada em comer de forma saudável e deliciosa. 

BHB: Quais os próximos passos? 

DB: O próximo passo é tornar os pratos do café da amanhã 100% veganos. O hotel Ainda tem cerca de 20% de alimentos que não são veganos e atendem os hóspedes que não conhecem o veganismo ou não querem experimentar os plant based. Há uma conscientização que está sendo feita aos poucos por meio de eventos e informações, por meio da oferta de alimentos veggies facilmente disponíveis para serem consumidos. 

Esteja sempre a par das inovações e tendências da hospitalidade   

Muito além de tendências como a de hotéis veganos, você pode receber muitos outros conteúdos relevantes sobre as mais importantes informações e novidades do setor hoteleiro. Tudo que precisa fazer é assinar a newsletter da Equipotel gratuitamente. Vamos lá?