O futuro da hotelaria de luxo

Alguns dos antigos atributos do luxo, como tradição, foram substituídos por sustentabilidade e diversidade

No passado a exclusividade, excelência, artesanalidade, arte, perenidade e tradição definiam as grandes marcas de luxo. Porém, diversos hotéis tiveram que reinventar suas operações, serviços, produtos e até comunicação para falar com um consumidor, mais preocupado com o planeta Terra e conhecedor daquilo que estava consumindo.

No Brasil cada vez mais o mercado de alta renda no turismo, cresce e se modifica. Segundo o consultor Carlos Ferreirinha, a hotelaria é um setor competitivo para o Brasil, no mercado internacional de luxo.

E para falar um pouco mais sobre as transformações, que o mercado nacional vem apresentando, conversamos com Simone Scorsato, diretora da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA)

Blog Hospitalidade Brasil: O que é um hotel de luxo no Brasil?

Simone Scorsato: Basicamente um hotel de luxo precisa ter na sua espinha dorsal a alta qualidade da prestação de serviços exclusivos, personalizados e de alto padrão, que surpreendam os hóspedes. Porém, quando se fala de Brasil, já existe um outro grupo de atributos que define um hotel empreendimento desta categoria, como por exemplo, uma relação de autenticidade da cultura brasileira, seja na arquitetura, na história envolvendo a região, na gastronomia e até mesmo a arte nacional na decoração.

Como os hotéis podem trabalhar o papel de sustentabilidade no novo luxo?

O trabalho deve ser extrapolado para as áreas externas, partindo do ponto de respeito e aproximação com a comunidade que os cercam, para trazer definitivamente benefícios para a região em que se localiza. Faz parte das premissas da BLTA atitudes responsáveis por partes dos empreendimentos e não apenas dentro de suas propriedades. Isso tudo se engloba no conceito de turismo responsável, que atualmente é indispensável nos empreendimentos do setor.

O que faz a hotelaria de luxo brasileira ser tão especial?

Primeiramente, a diversidade, trazendo culturas, biomas e realidade sociais extremamente diferentes. Com isso há uma impulsão dentro do setor, que valoriza o legado natural e cultural, para o turismo de uma forma global. Este, inclusive, é o grande desafio da BLTA, promover o Brasil por meio deste mercado, trazendo benefícios para as regiões onde o turismo de luxo se instala.

Por outro lado, quando pensamos em uma realidade internacional, o mercado de luxo tem como principal referência a França, que desde o século XVII é inspiração mundial, no quesito sofisticação, não só no setor hoteleiro, como em outros serviços e produtos.

O futuro da hotelaria de alto padrão

E para trazer o olhar francês para a questão, conversamos com Caroline Putnoki, diretora para América do Sul da Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França.

Blog Hospitalidade Brasil: Como você enxerga a nova hospitalidade de luxo do futuro?

Caroline Putnoki: O contexto pandêmico atual certamente trará uma quantidade significativa de mudanças na hospitalidade de luxo, e uma acentuação das tendências atuais.

A primeira mudança que me impressionou nos últimos anos e que certamente se intensificará é a simbiose necessária entre o hotel e o local onde está localizado. Isso requer a experiência mais local possível, o que deve ser refletido no design, decoração, gastronomia proposta, o vínculo com empresas e produtos locais. Tudo isso contribuirá para o desenvolvimento de uma identidade única e oferta uma estadia difícil de imitar.

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Por isso, o nível de excelência será sempre maior, ou seja, os produtos oferecidos e o serviço serão de qualidade impecável. O serviço, por outro lado, evoluirá para uma personalização extrema e flexibilidade para tornar o atendimento ao cliente inesquecível. Além disso, muito exclusivo ou completamente privado, especialmente com o aumento das estadias devido a novas formas de trabalho (home office).

O hotel de luxo se tornará um destino em si, um hub de experiências exclusivas e personalizadas garantindo ao cliente uma mudança de cenário em relação à sua própria casa. Afinal, não esqueçamos, pode muitas vezes estar na vanguarda não só do design e decoração de interiores, mas também de serviços. O hotel de luxo deve permitir que este hóspede lhe ofereça o que ele não pode encontrar em sua casa ou em seu país.

O que são os hotéis Palace e como se tornar um deles?

A famosa distinção “Palace” criada em 2010 pelo Ministro do Turismo francês concede reconhecimento oficial aos mais prestigiados hotéis 5 estrelas e aumenta sua visibilidade no cenário internacional para melhorar a imagem da França em todo o mundo. Os estabelecimentos que detêm essa distinção devem respeitar padrões únicos que lhes permitam atender à excelência e ao know-how francês.

Para ter a chance de ser premiado com a distinção de “palácio” um processo de duas fases deve ser concluído:

• uma fase inicial de investigação conduzida pela Atout France com base em critérios objetivos de elegibilidade. Esses critérios obrigatórios incluem ter serviços disponíveis para os hóspedes tais como: área de fitness, spa, equipe multilíngue, serviço de concierge 24h e muito mais.

• uma fase de avaliação é conduzida por um painel experiente de especialistas que consideram um conjunto de critérios de avaliação. Dentre eles estão: localização, aparência, histórico do local, caráter do estabelecimento. Como também o envolvimento da equipe na busca de excelência, restaurantes gourmet, política ambiental respeitosa e muito mais.

A distinção “Palace” evoluiu nos últimos anos abrindo suas portas a uma seleção de hotéis mais contemporâneos e menos clássicos.

O que torna a hotelaria de luxo francesa única?

A simbiose entre lugares excepcionais – seja por causa de sua história ou por causa de sua localização – e a cultura francesa, em um contexto de excelência em todos os níveis: qualidade da infraestrutura, experiência gastronômica, equipe treinada e know-how francês.

Seja o Crillon ou o futuro Grande Controle no Palácio de Versalhes que será inaugurado em 2021, esses lugares são inimitáveis. Além disso, sua localização é excepcional e a experiência que eles oferecem não pode ser realocada em nenhum outro lugar. Costumo dizer que só a localização do Le Meurice frente ao Jardins des Tuileries já é um luxo. Mas o que dizer das suas salas míticas, que oferecem ao cliente um verdadeiro mergulho na cultura francesa!

Agora que você já sabe mais sobre as tendências da hotelaria de luxo, descubra também 5 novidades da hospitalidade que vão melhorar o seu negócio. Por fim, que tal receber uma vez ao mês as principais inovações e novidades do setor diretamente na sua caixa de e-mail?