Reformas durante a pandemia: veja a importância da manutenção hoteleira

Casos bem sucedidos de adaptações estruturais realizadas durante a pandemia de Covid-19.

A pandemia deixou hoteleiros de mãos atadas. Mas seguindo o clichê de fazer uma limonada a partir de limões, alguns hotéis buscaram soluções que pudessem amenizar a situação. Uma das mais proveitosas para o momento de reabertura, é a de manutenção hoteleira. Beneficiando-se do fechamento obrigatório, parcial ou total, pelas normas de distanciamento social, empreendimentos anteciparam reformas e manutenções. Sejam elas em áreas comuns ou privativas (como nos próprios quartos).

Alguns exemplos chamam atenção pela perspicácia e agilidade na ação do início das obras. O Royal Tulip Brasília Alvorada, que pertence à rede Louvre Hotels Group, iniciou suas obras em meados de abril do ano passado, surpreendendo hóspedes e o mercado.

Reformas no Royal Tulip Brasília

Primeiramente, a manutenção hoteleira foi feita nos quartos e na piscina, principal destaque na ocasião. A maior piscina do Distrito federal, que tem capacidade para 1.2 milhão de litros de água, passou por uma substituição de todo o revestimento, que agora é composto por pedra Hijau, um material de origem vulcânica que tem propriedades terapêuticas.

Além disso, a piscina, que conta com uma arquitetura única, agora também tem, à disposição dos usuários, uma climatização de cerca de 30 graus Celsius, o que a torna muito mais convidativa.

Paulo Michel, CEO da rede Louvre Hotels Group no Brasil, comentou sobre as expectativas do retorno gradual das atividades após as reformas: “O Royal Tulip Brasília Alvorada está pronto para atender turistas que buscam o melhor do lazer no Distrito Federal, oferecendo uma opção de hospedagem diferenciada e funcional. Temos confiança na retomada gradual das atividades econômicas e do turismo, principalmente o doméstico.  Nossa proposta é proporcionar uma experiência inesquecível aos hóspedes que desejem desfrutar de um dos nossos empreendimentos. Em contexto de pandemia de COVID-19, multiplicamos nossos protocolos de saúde, segurança e prevenção e seguimos rigorosamente os novos procedimentos da rede”.

Ainda no Royal Tulip Brasília, houve uma alteração na estrutura tecnológica; que passou a contar com uma rede wi-fi de alta velocidade e fácil conexão, consulta on-line do cardápio, room service on-line (com contato direto com a cozinha) e contato direto com o hotel (para facilitar solicitações e feedback em tempo real).

Paulo Michel também falou sobre as adaptações tecnológicas adotadas: “Desde o início da pandemia, nossos hotéis vêm pensando em formas de minimizar os pontos de contato com o hóspede dentro do hotel e, ao mesmo tempo, tem oferecido soluções práticas e modernas, que otimizem a experiência do cliente conosco. Para materializar esse objetivo, implementamos serviços on-line. Por exemplo, imediatamente após a reserva, o hóspede recebe um link para antecipar os dados do seu check-in, evitando aglomeração na recepção do hotel. Outra solução foi permitir que a conexão ao wi-fi do hotel dê acesso instantâneo a todas as outras facilidades diretamente na tela do seu celular”.

Adaptações nos hotéis da Rede Beach

Do mesmo modo, a Rede Beach Hotéis também aproveitou logo cedo a oportunidade para realizar reformas em suas propriedades. No hotel em Camburi, por exemplo, parte do deck e todo o piso foi substituído. Em Juqueí, a mudança foi na extensão da piscina, que aumentou, trazendo mais segurança nesse momento de distanciamento social.

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Segundo a gerente geral corporativa da Rede Beach hotéis, Patrícia Luz, a empresa aproveitou-se com qualidade do tempo ocioso para promover esses pequenos ajustes, tornando-se mais preparada para o retorno das atividades.

Ainda concluindo um processo de manutenção hoteleira, a Rede Beach Hotéis promoveu um treinamento a seus colaboradores, com o tema de protocolos sanitários recomendados pelas autoridades e adotados pela empresa.

Por fim, falamos um pouco mais sobre as obras do Royal Tulip Brasília Alvorada, com Jean Nogueira, gerente geral do hotel.

Blog da Hospitalidade Brasil: Quais as principais mudanças que foram efetuadas para garantir as práticas de biossegurança?

Jean Nogueira: Tivemos que fazer várias adaptações para esse novo momento. Primeiramente, a mudança começa logo na entrada do cliente, onde há uma pessoa para aferir a temperatura corporal. A pessoa passa por um tapete sanitizante. Álcool gel no balcão da recepção e espalhados pelo lobby com pedal de acionamento.  As canetas e chaves utilizadas são descartadas em recipiente para que não sejam reutilizadas antes de sua desinfecção. Temos placas sinalizadoras e informativas por todo o hotel sobre os cuidados para combater a transmissão do vírus. Há sinalizadores no piso para manter o distanciamento de 2 metros enquanto aguarda sua vez para atendimento. Nos elevadores há dispensers de álcool em gel e sinalização da quantidade de pessoas permitida por vez.  Nos apartamentos foram retirados todo material como folders, revistas, e até cardápio impresso. O cardápio hoje é digital. Adaptamos todas as áreas comuns com o objetivo de manter o distanciamento. O café da manhã também foi adaptado. O café é agendado por horário, diminuímos a quantidade de mesas, é obrigatório o uso de luvas para se servir do buffet. É obrigatório o uso de máscaras em todas as dependências sociais do hotel. O inventário de apartamentos para a locação foi reduzido em 50% com o objetivo de garantir a segurança de todos.

Quais as expectativas de investimentos neste ano de 2021? 

Continuamos com o projeto de revitalização do hotel que se deu início em 2019 e está previsto para ser concluído em julho de 2021.

Quais os impactos mais significativos as reformas trouxeram para o hotel? 

A revitalização do hotel traz um novo gás para os negócios, apesar de estarmos ainda sobre o efeito da pandemia.

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