A 429 quilômetros da capital paulista, a cidade de Olimpia, desde o ano de 2014, é reconhecida como estância turística, tornando-se referência no Brasil e América do Sul.

Além de um trabalho consistente de reposicionamento e estratégias bem sucedidas de promoção, o destino conta com investimentos constantes em infraestrutura e segurança, fundamentais para quem busca como clientes famílias e grupos de terceira idade.

Seus parques aquáticos tornaram-se o eixo principal da atividade turística. O mais conhecido é Thermas dos Laranjais, primeiro parque aquático da América Latina e o quinto do mundo, que conta com mais de 50 atrações e recebe anualmente cerca de 1,8 milhão de visitantes. O segundo principal parque aquático é o Hot Beach, que conta com diversas atrações voltadas para o público infantil, além de vários resorts e uma praia artificial em sua propriedade.

Mas nem só de água vive Olímpia. Uma atração importante é o Vale dos Dinossauros, parque temático que apresenta variadas réplicas de dinossauros que se movem e produzem barulhos semelhantes aos animais já extintos.

Todos esses fatores favorecem de uma maneira significativa a expansão hoteleira na região, como o Hotel Huana, o Enjoy Olímpia Park Resort e as pousadas Toca das Águas, Brunholi e Shekinah.

Conversamos com o gerente geral do Enjoy Olímpia Park Resort, Carlos Dias. Leia abaixo o resumo da entrevista.

Como foi o ano de 2020?

Foi de muitos desafios. A pandemia impactou muito o setor de turismo, e vimos o faturamento checar a zero. Com a reabertura a partir de agosto, a retomada foi acelerada e, mesmo com a capacidade reduzida, foi possível recuperar um pouco do esperado.

Notou-se uma recuperação da hotelaria de lazer, em especial no estado de São Paulo, como você vê este fenômeno?

Graças à modalidade do turismo doméstico, seja de carro próprio ou alugado, pudemos contar com uma aceleração na retomada das viagens. Olímpia está estrategicamente localizada entre a capital de São Paulo e o Estado de Minas Gerais e isso fomenta os moradores a conhecerem o seu entorno. Por isso, desde agosto, a procura foi muito grande e conseguimos retomar o fôlego.

Quais os protocolos de segurança que vocês adotaram?

O Enjoy Olímpia Park Resort desenvolveu o protocolo “Fun and Safe”, que compila medidas de saúde e segurança recomendadas por órgãos internacionais, nacionais e do município, o que inclui a higienização e testagem de funcionários e visitantes para minimizar os riscos de contaminação da Covid-19 em suas dependências.

As medidas são reconhecidas e controladas pelo instituto internacional Bureau Veritas, que regularmente e de forma independente faz a verificação de todos os itens relevantes para garantir as boas práticas de higiene, distanciamento social e todas as demais recomendações e legislações específicas para COVID-19. Há, ainda, a limitação no número de funcionários e de hóspedes.

O protocolo consiste em: tapete higienizador na entrada do resort, higienização de malas ainda no veículo, assim como as rodas dos carros também são limpas. A temperatura dos hóspedes é aferida sempre ao entrar no hotel, assim como dos funcionários. De hora em hora é realizada a higienização de superfícies.

Foram dispostos displays de álcool em gel para mãos em diversos pontos estratégicos da propriedade. Além disso, o uso da máscara é obrigatório, assim como EPIs pelos funcionários. Nas áreas comuns, como piscina e restaurante, há afastamento de mesas e cadeiras. Nos elevadores, número controlado de pessoas.

O Enjoy Olímpia Park Resort respeita o intervalo mínimo de 24 horas entre ocupações nos apartamentos. A limpeza é realizada em três etapas, com três colaboradores devidamente treinados e equipados: o primeiro só retira (lixo, enxoval, etc.), o segundo higieniza o local com produtos específicos e seguros e o terceiro só finaliza a montagem, realiza a nebulização do ambiente de acordo com as recomendações da OMS e da ANVISA e lacra o apartamento.

Para garantir ainda mais a segurança, durante a hospedagem nenhum colaborador entra no apartamento ocupado. E caso seja desejo do próprio cliente, a partir do terceiro dia de hospedagem, a Enjoy oferece sem custo adicional, a troca para outro apartamento, higienizado e lacrado.

Quais as perspectivas de 2021?

Com a chegada da vacina, acreditamos que haverá controle maior da situação e poderemos enfim guinar a partir do segundo semestre deste ano, com a ocupação completa do resort e o retorno daqueles viajantes que deixaram de viajar em 2020. Será bem melhor em 2021 para o setor de turismo!

Siga acompanhando o Blog Hospitalidade Brasil, para saber as mais importantes informações e novidades do setor hoteleiro, além de inspirações para melhorias nas atividades.