O que é glamping? O nome é formado pela junção das palavras “Glamour” e “Camping”, e esse tipo de hospedagem está presente em diversos locais do mundo, com adeptos nos Estados Unidos, na Europa e até mesmo no deserto do Saara.

A ideia surgiu da vontade de ter contato com a natureza, sem abrir mão do conforto oferecido pelos hotéis, especialmente aqueles de luxo. Foi assim que os glampings começaram a aparecer por aqui e tem ganhado cada vez mais espaço.

Também chamados de “acampamentos de luxo”, os glampings geralmente oferecem acomodações mais rústicas, em cabanas ou bangalôs, mas equipadas com todo o conforto que se procura em um hotel. Apesar da aparência mais simples e em harmonia com a natureza, os hóspedes podem desfrutar de camas king size, mini bar, acesso à televisão e internet, banhos quentes e até mesmo spas privativos.

Essa nova modalidade de hospedagem oferece experiências únicas ao integrar os viajantes por completo na natureza, mas sem que a viagem vire uma espécie de prática selvagem ao estilo de reality shows do Discovery Channel.

Especialistas acreditam que, devido à pandemia de covid-19, muitas pessoas irão priorizar o contato com a natureza e atividades ao ar livre com família e amigos. O glamping surge como tendência para o futuro da hotelaria e uma alternativa para a retomada de empreendimentos.

Veja abaixo alguns exemplos de glamping no Brasil e ao redor do mundo.

Vila Naiá

Na praia de Corumbau, na Bahia, o hotel pé na areia oferece 8 acomodações exclusivas no estilo das cabanas dos pescadores da região. Apesar do exterior rústico, todos os quartos contemplam o melhor que a hotelaria pode oferecer em termos de luxo, tecnologia e conforto.

Loire Valley Lodges

Em meio a uma floresta fechada do Vale do Loire, na França, esse estabelecimento tem apenas 18 acomodações que se integram totalmente com a natureza ao redor. As cabanas têm revestimento externo de madeira para se manter em harmonia com a floresta, enquanto o interior é repleto de conforto e experiências relaxantes para os hóspedes aproveitarem momentos de romance.

Sequoia High Sierra Camp

Na Califórnia, esse glamping oferece 32 acomodações de luxo no Parque Nacional das Sequoias nos Estados Unidos. Todas as cabanas contam com móveis feitos por artesãos locais, camas king size e até mesmo uma área privativa para a prática de yoga, entre muitas outras comodidades.

Desert Luxury Camp

Em pleno deserto do Saara no Marrocos, esse estabelecimento oferece 3 categorias de cabanas: Main Camp, Private Camp e Royal Camp. Esta última conta com espaço de 13mx10m forrado por tapeçaria marroquina feita a mão, sistema de aquecimento no inverno, banheiro privativo equipado com chuveiro de água quente e até mesmo banheiras.


Continue acompanhando as novidades do Blog Hospitalidade Brasil para se manter inspirado e retomar as atividades. Inscreva-se na newsletter da Equipotel e acompanhe a novidade do Equipotel Conexões, uma série de conteúdos sobre o futuro do setor.