Uniformes na hospitalidade são parte da biossegurança

Muito mais do que uma escolha por estética, os uniformes na hospitalidade estão ligados também imagem da marca, EPI e outros pontos. Saiba mais.

uniformes na hospitalidade

É comum vermos em grandes hotéis o uso de uniformes em todos os funcionários, com variações de acordo com a área e as necessidades estéticas. Sejam os profissionais de alimentos e bebidas ou da governança, adotar uniformes na hospitalidade é essencial para manter a limpeza e segurança dos colaboradores tanto quanto dos clientes.

Entretanto, a escolha do uniforme varia de acordo com a área do empreendimento. “Se estivermos falando de hotelaria hoje temos um apelo muito mais estético para os uniformes do que como medida protetiva. Mas, o  uniforme tem a premissa de ser um EPI – Equipamento de Proteção Individual, ele protege o corpo do colaborador do profissional contra respingos, produtos químicos, então dependendo da área em que ele estiver atuando esse uniforme pode ser mais completo ou ter especificação técnica ou não”, explica Maria José Dantas, presidente da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais  da Hotelaria.

Para os funcionários de recepção, atendimento, estacionamento, concierges e outros funcionários que ficam no chamado front office, por exemplo, esse apelo é mais estético, as empresas se preocupam em ter um uniforme confortável, mas que seja bonito, elegante, porque a principal preocupação desse uniforme é a beleza, para agradar aos clientes e passar a imagem que o empreendimento gostaria.

“Na operação ou o chamado back office, temos outros cuidados com os uniformes, também com preocupação do conforto. Os tecidos precisam ser ventilados, para as pessoas que fazem movimentos repetitivos, precisam ser tecidos leves. Na área de governança as funções operacionais de camareiras têm o uniforme completo e os EPIS obrigatórios, como sapato antiderrapante”, informa Maria José.

Uniformes na hospitalidade como aliado da biossegurança

Devido a retomada gradual dos empreendimentos do setor da hospitalidade, diversos protocolos tiveram que ser implantados. Alguns deles, incluem o uso de EPI – Equipamentos de Proteção Individual, que vai além dos equipamentos que são usados no dia a dia. Máscara e luvas são alguns que foram inseridos na rotina de uma governanta. Contudo, o uso de uniformes também assegura parte da proteção, por ser uma roupa que o colaborador irá utilizar apenas durante o seu expediente e não terá contato com outros ambientes.

A presidente da ABG explica que “Os colaboradores não trabalham no hotel com suas roupas comuns, por uma medida de segurança e cada vez mais. Eles não podem nem sair fora do hotel com o uniforme. Essa é uma medida da segurança, cuidar da biossegurança e da limpeza. O colaborador precisa estar com o uniforme limpo, para oferecer segurança para os hóspedes ele precisa estar em segurança”.

Durante a Semana da Hospitalidade, o Workshop de Governança Hoteleira trouxe o gerente de governança João Fonseca do InterContinetal em Portugal. Na palestra que apresentou os elementos bases desenvolvidos pela ABG no Manual de Housekeeping, João ressaltou que “O uso de EPIs é um desafio, mas já está se tornando habitual, assim como usar sapatos e uniforme. Usar máscara, luvas, óculos e avental já passou a ser rotina do profissional de Housekeeping. É muito importante que quando o profissional se sente seguro e sabe que pode ir para casa em segurança e pode estar com a família e se torna uma segurança para o hóspede, porque se o profissional quer garantir a sua segurança está garantindo a segurança de todos”.

Futuro da hospitalidade

Esses são alguns cuidados que será necessário para a retomada dos estabelecimentos no setor da hospitalidade. Agora que você aprendeu sobre uniformes na hospitalidade, conheça 5 novidades do setor que vão melhorar o seu negócio.

Além disso, outras mudanças podem ser feitas com o objetivo de adequar o empreendimento e receber os hóspedes com mais segurança. Veja tendências e dicas para design para ambientes comentadas por arquitetos.

Navegue pelo Blog Hospitalidade Brasil e descubra diversas dicas para gestores de hospitalidade.

Assine gratuitamente a newsletter da Equipotel, detentora deste portal de conteúdo, para receber novidades do setor e uma seleção de materiais do Blog diretamente na sua caixa de e-mail.