Como fazer uma boa campanha de Black Friday na hotelaria

black friday na hotelaria

A Black Friday está chegando, o que significa que promoções incríveis já devem estar pipocando em todas as suas redes sociais. Esse é um dos momentos mais aguardados do ano pelos consumidores de todo tipo de setor, e a hotelaria tem ganhado espaço cada vez maior nessa corrida.

Grandes redes hoteleiras, por exemplo, integram em sua estratégia comercial anual a última sexta-feira de novembro. Trata-se de uma oportunidade, segundo o relatório Skift, de alcançar clientes que não estão habituados com seus serviços. As tarifas reduzidas neste período servem de estímulo para que hóspedes, inclusive habitués de outras redes, possam experimentar seus produtos.

Entretanto, há uma série de cuidados a se tomar para que a campanha possa alcançar resultados expressivos e eficientes. A primeira e mais básica regra é oferecer um desconto real na tarifa que é a mais procurada no seu estabelecimento. Da mesma maneira, é fundamental oferecer a mesma qualidade para os hóspedes que compraram seus produtos na Black Friday. Tratar o cliente que comprou a promoção como um consumidor de segunda categoria é um erro impossível de contornar.

Para que seu estabelecimento não fique de fora dessa, conversamos com Gabriela Otto, CEO GO Consultoria, presidente HSMAI Brasil e especialista em turismo de luxo, com o intuito de trazer algumas dicas de como alavancar sua visibilidade nesse período.

Redação Blog HB: Quais são as melhores práticas durante a Black Friday na hotelaria?

Gabriela Otto: Algumas coisas são indispensáveis, como colocar a mensagem certa direcionada ao cliente com base no perfil e comportamento dele. Além disso, é muito importante deixar claro que a promoção é por tempo limitado, para aguçar a sensação de urgência no consumidor, e inserir pop-ups com esse lembrete no site para o caso de o usuário sair antes de finalizar a compra. Outro detalhe que faz toda a diferença é valorizar os hóspedes fidelizados. Além de ter programa de fidelidade durante o ano todo, dar acesso antecipado ou descontos mais generosos aos clientes frequentes faz com que eles se sintam especiais e consumam sempre mais.

A Accor, por exemplo, deu acesso antecipado à Black Friday para os clientes ALL – Accor Live Limitless, seu programa de fidelidade. Ademais, aqueles que não conseguirem realizar a compra mesmo com a antecipação recebem uma parcela a mais de desconto nas diversas categorias de hotéis em toda a América Latina.

Em contrapartida, quais são coisas que os hoteleiros não devem fazer nesse período?

Fazer uma campanha sem planejamento ou estratégia nenhuma pode ser o fim da linha para alguns estabelecimentos. A Black Friday tem muitas outras maneiras de ser trabalha do que apenas oferecer preços mais baixos. Códigos promocionais, pacotes especiais e e-mail marketing direcionado aos principais clientes podem ser abordagens interessantes e efetivas.

A Aviva, responsável pelos resorts Costa do Sauípe e Rio Quente, utilizou-se de e-mail marketing convidando seus potenciais clientes a realizarem cadastro em seus sites. Desta maneira, os cadastros têm descontos especiais e recebem informações dos destinos em primeira mão.

Existem regras para realizar promoções na hotelaria?

Não há nada de muito específico, mas é necessária uma atenção redobrada aos cálculos de margens, cuidar do seu posicionamento de marca e, acima de tudo, entregar o prometido.

Como usar a Black Friday na hotelaria com o objetivo garantir a retomada e recuperação do setor?

Uma das maneiras é manter as promoções e benefícios exclusivos para a venda direta, ou ao menos com diferenças relevantes para compra com intermediações. Além de reduzir custos, o estabelecimento ainda tem um contato direto com o cliente final e poderá trabalhar esse networking sempre que precisar valorizar os hóspedes que já conhecem os serviços do hotel. Apesar de ser uma promoção temporária, os benefícios de uma Black Friday bem trabalhada podem ser muito duradouros.

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