Abrasel–BA fala sobre panorama atual dos bares e restaurantes em Salvador
Foto: Getty Images/iStockphoto

Muito se fala do tempero e do acolhimento baiano. Referência nacional em turismo e o próximo destino da Equipotel Regional, a região é composta por números recordes de viajantes apaixonados por história, lifestyle, natureza, praias paradisíacas, bares e restaurantes em Salvador. Tanto essa região, quanto Porto Seguro, Caraíva, Corumbau e Trancoso, afinal, são sonhos de consumo.

A princípio, por conta do isolamento social, muitos bares e restaurantes em Salvador precisaram fechar suas portas temporariamente para cumprir as ordens estaduais e municipais. “Foram cerca de 5 meses de isolamento”, comenta Luiz Henrique do Amaral, presidente executivo da Abrasel Bahia.

Impactos de bares e restaurantes em Salvador, devido à pandemia

Os impactos nos restaurantes foram altos. Para entender a situação dos associados e não associados, a Abrasel realizou uma pesquisa de 10 a 20 de agosto. Ou seja, foi descoberto que 63% deles tiveram queda de até 60% no faturamento.

Alguns créditos foram buscados por 78,8% dos empresários, segundo o estudo. Deles, apenas 32,9% foram bem sucedidos, impactando na reabertura dos espaços. De acordo com os pesquisados, 57,7% irão retomar suas atividades até final de outubro.

No período de isolamento, 45,2% dos estabelecimentos permaneceram fechados, e 39,4% funcionando com delivery e retirada na loja. Nesse meio tempo, apenas 15,4% trabalharam só com delivery.

“Os impactos são gigantescos, foram quase 5 meses fechados, o que gerou um cenário extraordinário. Houve implicações em relação ao crédito, fluxo de caixa, gestão de recursos, o relacionamento com colaboradores e fornecedores e impostos. Tudo o que se refere à atividade empresarial foi afetado dramaticamente”, comenta Luiz Henrique. 

Com o verão chegando, de acordo com as férias e as festas de final de ano, o setor tem perspectiva de crescimento. “As perspectivas para os próximos meses são de avanço. Apesar de ser alta estação, temos algumas preocupações, pois mantidas as condições atuais não teremos a capacidade de gestão e geração de caixa.

Ou seja, continuamos a nos endividar, um processo que requer muito cuidado. O que precisamos é construir possibilidade de nos mantermos ativos até conseguirmos normalizar o cenário econômico”.

Leia mais:

Bares e restaurantes em Salvador que servem como inspiração

O bar e restaurante Guapo Mexican Bar, localizado em Salvador, é especializado nas comidas mexicanas e retomou as atividades em 12 de agosto.

“Foi preciso alterar o layout das mesas, conforme as medidas municipais. Tínhamos dois bares, um ao lado do outro antes da pandemia. Repensamos nossa estratégia e unimos os bares, reduzindo em apenas uma cozinha, diminuindo os custos e tamanho da equipe. Com a reforma ganhamos mais espaços para as mesas.

Também tivemos uma mudança nos itens do menu, devido à redução de ocupação no restaurante. Proprietário do restaurante, Leandro Menezes, explica: “Calculamos que poderíamos reduzir e até retirar alguns itens do cardápio”.

Com a retomada gradual os clientes já começaram consumir no bar. “O movimento não é o adequado, mas a cada dia que passa os clientes estão mais confiantes em sair de casa. No começo tivemos apenas um público mais jovem frequentando o bar, hoje nosso público é de todas as faixas etárias.

Assim, temos clientes que sempre frequentaram a casa e contamos com alguns novos da redondeza. São pessoas que percebem que os protocolos estão sendo adotados e se sentem mais seguros de visitar o bar”, explica Menezes.

Também em Salvador, o restaurante Armazem & Zem Paulistano precisou adequar o distanciamento de mesas e acrescentar itens de segurança.

“Adicionamos os totens de álcool em gel nos ambientes, começamos a aferir a temperatura de clientes e funcionários diariamente; também diminuímos em 40% a ocupação, devido ao distanciamento de mesas”, comenta Evaristo Castineira, dono do restaurante.

Por outro lado, o restaurante fica em um espaço que era de um hotel antigamente e possui áreas abertas e arejadas, sempre utilizadas pela empresa. Evaristo comenta que a volta “está lenta, mas progressiva”.

Equipotel Regional

Por fim, a Equipotel Regional, sediada em Salvador, está confirmada para acontecer de 26 a 28 de maio de 2021. Conheça as novidades de expositores do setor e tenha acesso a palestras sobre bares e restaurantes.

Acima de tudo, a edição itinerante do principal evento de hospitalidade do país, irá trazer conteúdo, tendências e lançamentos que irão auxiliar na retomada da hotelaria.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades desse evento.