3 dicas para uma liderança eficaz em saúde

0
226
liderança na saúde

A liderança na área da saúde é indispensável à vida cotidiana e também ao exercício da profissão. Liderar possui o significado de influenciar pessoas, motivando-as para a realização das suas tarefas afim de atingir a excelência no trabalho. É uma prática comum e côngrua para a sobrevivência e o sucesso das organizações de saúde, determinante na engrenagem de uma instituição.

Para que a liderança possa ser eficaz, é importante saber quais são as suas habilidades e as fraquezas, possuir o senso crítico aguçado para o autoconhecimento.

Dica 1 – Autoconhecimento

Diversos comportamentos que possuem influência na forma de liderar apresentam ligação com a criação familiar, com as experiências profissionais vivenciadas. Refletir sobre situações que já deram certo ou errado e compreender o que realmente levou a esses resultados, é fundamental.

Dica 2 – Amplie sua visão de mundo exterior

A maior parte das lições de liderança são oriundas de algo já experimentado na vida, não somente de vivências em sala de aula por meio cursos, é óbvio que estes complementam. O verdadeiro aprendizado origina-se no espelhamento de ações de excelentes líderes que já passaram em sua vida, é importante observar com extrema atenção e até se forçar a situações que testem sua capacidade de tomar decisões.

Dica 3 – Desaprender

Conhecer uma ampla diversidade de coisas, não basta ser um expert em determinados assuntos, e não conseguir se relacionar-se diretamente com os seguidores. A liderança torna-se eficaz quando você consegue ouvir opiniões e até mesmo modificar as convicções, em algumas situações.


*Esta é uma curadoria da Reed Exhibitions a respeito do setor de hospitalidade hospitalar. O conteúdo foi originalmente produzido e publicado por Portal Hospitais Brasil.