Como posicionar sua marca de forma assertiva!

Aprenda o que é gestão estratégica de branding e três pilares de como posicionar sua marca no mercado!

0
150
como posicionar sua marca

Certamente ser percebido pelo público é essencial! Afinal, conquista-lo por seus valores, ações e serviços é um dos requisitos mais determinantes para o sucesso de uma marca. Dentro das estratégias de marketing existe o branding, uma gestão estratégica de como posicionar sua marca no mercado, levando em conta seus propósitos e valores.

Por isso que ao pensar em um produto ou serviço, geralmente já associamos a uma marca. Definitivamente esse resultado está relacionado com um branding bem executado em diversos pilares que permeiam tanto a estratégia quanto o público (colaboradores e consumidores).

Portanto, hoje vamos apresentar características importantes de como posicionar sua marca com o intuito de destaca-la no mercado e transmitir a mensagem da empresa de forma certeira!

O que é gestão estratégica de branding?

Em primeiro lugar, entenda o que é Brand que, em tradução do inglês, significa marca. Nesse sentido, no ambiente dos negócios a definição de “Branding” nada mais é do que a ação de trabalhar a marca no mercado e no setor.

Portanto, tem um relacionamento direto com a gestão estratégica da marca, a identidade, valores e posicionamento da empresa.

Apesar de estar ligada ao marketing, o branding é importante para outros setores que atuam na administração, gestão e crescimento do empreendimento.

Além disso, um dos pontos principais do branding é que é um processo a longo prazo e com foco no legado da marca. Um branding irá criar sensações inconscientes com os consumidores, que farão ele se lembrar da marca sem muito esforço.

Como posicionar sua marca de forma assertiva

É importante ter definido qual a imagem que o seu negócio quer passar. Sobretudo, definir propósitos e valores, além do que é capaz de oferecer de acordo com o local e contexto que está inserido.

Por isso, dos primeiros passos é estar visível para os consumidores, com posicionamentos e propostas claras. Além de definir o seu público-alvo, você precisa alinhar os valores da marca com as ações que são feitas, desde as divulgações até os atendimentos locais.

Para ter presença no mercado, é necessário que a comunicação e serviços estejam alinhados. Se o estabelecimento for sustentável, suas divulgações e ações precisam mostrar isso.

Três importantes pilares para considerar no momento em que for posicionar sua marca:

Lealdade e Promoção

Depois que o seu cliente alvo foi conquistado pela sua marca, ele irá retornar ao meio de hospedagem, restaurante ou bar mais vezes. Quando sua empresa perceber essa movimentação, o momento de criar um programa de fidelidade pode estar chegando. Dessa forma, o cliente poderá receber ofertas especiais como descontos, tarifas especiais, upgrades ou brindes. Portanto, é necessário que o programa de fidelidade também seja alinhado com o branding.

Com um posicionamento bem-feito, o seu cliente certo será conquistado e falará bem do seu serviço para outros, seja em pesquisas de avaliação online ou o famoso boca a boca. Neste momento, é imprescindível que seja verificado o tempo inteiro as avalições feitas para certificar de que o cliente entendeu o posicionamento e de que está de acordo com o que o branding planejava.

Consistência

Por outro lado, além de promoções e propostas para fidelizar clientes, é necessário que a sua marca seja consistente em suas ações.

Grandes redes hoteleiras, por exemplo, são pioneiras e reconhecidas no mercado, pois suas marcas são consistentes nas ações, conceitos e divulgações. Em suma, é atuar na prática com aquilo que se propõe a fazer. Nesse sentido, hotéis sustentáveis não devem ter plásticos de uso único e, ao mesmo tempo, restaurantes Petfriendly devem ter áreas para estar com pets.

Colaboradores

Por fim, mas não menos importante, treine bem a sua equipe. É importante que sua equipe esteja alinhada com a estratégia definida e atue de acordo o posicionamento da marca.

Dessa forma, os colaboradores não só vão trabalhar da maneira correta ao branding, como também vão representar bem a sua empresa. Entretanto, faça treinamentos constantes para esclarecer os valores da empresa, conceitos e qualquer alteração que venha acontecer todos devem ser notificados.


Uma vez que você aplicar essas dicas com a sua estratégia, todo o mercado vai perceber melhor o valor de sua marca e os clientes certos estarão com você.

Agora que você aprendeu como posicionar sua marca de forma assertiva, conheça também as novas tendências e dicas de design em ambientes e estabelecimentos de hospitalidade.

Para mais dicas de como melhorar o seu empreendimento, acompanhe o Blog Hospitalidade Brasil, com textos novos toda a semana.