Chatbots para a hospitalidade

Aprenda o que são chatbots, como implantá-los e os principais benefícios do atendimento virtual para o setor da hospitalidade.

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Os chatbots chegaram com a finalidade de promover a melhoria no atendimento, agilizando pedidos e desburocratizando processos. Entretanto, obviamente, devem ser aliados dos profissionais da hotelaria e não para substituí-los.

Sob esse ponto de vista, os colaboradores que antes eram responsáveis por ficar horas respondendo a e-mails e mensagens com dúvidas dos hóspedes, por exemplo, agora podem realocar sua energia e experiência em situações mais complexas do dia a dia.

O que são os chatbots?

Chatbot, em tradução livre, é um robô que, através de inteligência artificial e/ou programação, conversa e responde questões em tempo real sobre as principais dúvidas de clientes.

Com essa programação, é possível automatizar tarefas repetitivas que demandam tempo e, assim, focar os colaboradores da empresa em questões mais complexas.

Em um hotel, por exemplo, é possível fazer uso dos chatbots para uma série de perguntas frequentes. Dentre elas, datas disponíveis, preços das diárias, horários do hotel e serviços oferecidos. Além disso, é possível acrescentar mensagens de agradecimento, sem perder a qualidade do atendimento e com possibilidade de funcionamento 24h.

Como implantá-los

Antes de iniciar qualquer projeto é necessário reunir em um só documento as principais informações do seu empreendimento. Depois, é preciso analisar o que pode ser automatizado.

Nesse sentido, quais são as dúvidas mais frequentes nos canais oficiais? E, ao selecioná-las, escreva as respostas e suas variações da forma como você quer que o robô se comporte. Lembre-se de que a experiência do usuário muitas vezes pode começar por ali e a hospitalidade ideal pede um chatbot de acordo com essa essência.

Chatbots normais X Chatbots avançados

Contudo, nem todos os chatbots precisam de uma maior complexidade, usando inteligência artificial. Alguns utilizam apenas respostas comuns, como em um FAQ (Frequently Asked Questions – perguntas frequentes). O chat libera opções para a pessoa que está fazendo a pesquisa, assim, respondendo apenas dentro do que é capaz de entender.

Empresas que não precisam de um sistema avançado, podem optar pelas ferramentas do Facebook, Whatsaspp Business ou a implantação de chats em sites através de programadores.

Já os chatbots avançados podem responder questões mais avançadas, além de entender gírias e erros de digitação.

Optar por um chatbot avançado torna seu empreendimento mais produtivo, com opções multicanais (chat do site, aplicativos e redes sociais), e possui uma linguagem natural, podendo ter respostas em diversas línguas e atendendo o cliente instantaneamente.

Principais benefícios de um chatbot para a hospitalidade

Imediatismo:

É comprovado que as pessoas realizam mais compras por impulso quando possuem um atendimento ágil. Aderir a um sistema de chatbot permite que seu hotel tenha as respostas para os clientes assim que são feitas, evitando que ele busque em concorrentes ou sites que não são o do hotel.

Reservas diretas:

Com o crescimento das OTAs, o setor de reservas acaba ficando em segundo plano quando não é bem estruturado e quando não conta com respostas 24h. Além de pensar em estratégias para melhorar o setor de reservas (link do texto sobre reservas), integrar com chatbot irá crescer a sua receita. Ao fazer uma pesquisa no site, o chatbot pode informar ao cliente que existe disponibilidade, quais são os itens do quarto, o que está incluso na diária e qual o valor, garantindo que ele finalize a reserva no próprio site.

Lembre-se de criar uma estratégia de vendas alinhada com o marketing e que descobrir seu perfil de hóspede é essencial para que o sistema funcione adequadamente.  

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