Dicas de sustentabilidade para meios de hospedagem

0
700

Conheça 4 dicas de sustentabilidade para meios de hospedagem e exemplos de negócios que já atuam em prol do meio ambiente.

Certamente a sustentabilidade deixou de ser vista como um modismo ou diferencial competitivo e sim com uma obrigação em qualquer setor da economia. Assim, a sustentabilidade para meios de hospedagem está sendo mais procurada e aplicada.

Afinal de contas, implantar práticas sustentáveis, além de ser imprescindível para o planeta, torna um estabelecimento apto a concorrer no mercado, atraindo e fidelizando todas as gerações de clientes. Por isso, abordaremos como aplicar sustentabilidade para meios de hospedagem bem como apresentaremos exemplos de quem já entendeu que isso é fundamental tanto para o meio ambiente quanto para os negócios.

Confira dicas para tornar seu meio de hospedagem sustentável:

1. Produza seu próprio alimento

sustentabilidade para meios de hospedagem

Uma alternativa é a criação de hortas orgânicas para produção de temperos e ingredientes, caso o seu empreendimento possua áreas disponíveis. Entretanto, caso não seja possível ter a sua própria produção, invista em produtores locais e orgânicos. Dessa forma, além de aplicar uma forma de sustentabilidade, você colabora com o comércio local e pode, inclusive, conseguir melhores margens de negociação do que com grandes estabelecimentos.

2. Tenha um consumo consciente de água

Além de coletar água da chuva para irrigar plantas e lavar áreas do meio de hospedagem, por exemplo, o ideal é incentivar os hóspedes através de campanhas bem-humoradas a consumir consciente os recursos hídricos.

Tratar água é outro ponto importante. Muitos hotéis, motéis e pousadas possuem áreas amplas de lazer com piscinas, que precisam ter a água trocada de forma eficaz com o tempo a água precisa ser trocada, para aumentar o tempo entre as trocas opte por um sistema de tratamento de água eficaz.

Leia também: Como tornar um hotel sustentável

3. Reduza descartes

Plásticos de uso único geralmente são em copos, talheres, pratos e canudos, todos podem ser substituídos por suas alternativas em inox e vidro, que permitem a reutilização em seu ambiente de trabalho. Você não só colabora com o meio ambiente como também pode melhorar a experiência de seu cliente.

4. Opte por energias mais eficientes

Muitas hospedagens adaptaram seus quartos com sensores de presença, reduzindo gastos com a iluminação e ar condicionado. A escolha de lâmpadas de LED e sistema de energia solar, por exemplo, se mostram a longo prazo eficientes e econômicas.

Além disso, em caso de reformas, é possível estruturar ambientes que se beneficie da luz natural com o objetivo de evitar gastos desnecessários e colaborar com o Planeta.

Conheça algumas marcas hoteleiras comprometidas com a sustentabilidade:

Accor

Só para exemplificar, a multinacional francesa é referência em inovação, diversidade e sustentabilidade. Em todas as UHs, hóspedes encontrarão folhetos explicativos do programa Acting Here Planet 21 da Accor.

Dentre as iniciativas mais bem-sucedidas do programa é o incentivo a reutilização de toalhas, em que a economia em energia e água da lavanderia é revertida na plantação de árvores.

Royal Palm

Da mesma maneira consciente e sustentável atua o grupo Royal Palm. A empresa divulgou em seu balanço socioambiental que completou o ciclo de reciclagem dos resíduos orgânicos e de plásticos. Os sacos de lixo utilizados nos hotéis, inclusive, são produtos reprocessados após uso no próprio empreendimento.

Além disso, a rede também afirma ser 100% LED, com a troca de todas as iluminações dos hotéis.

Tendências e inovação fazem parte do novo momento da hospitalidade

Essas são apenas algumas práticas e exemplos para inspirar você a implementar a sustentabilidade para meios de hospedagem. Acima de tudo, pense em alguma alternativa que possa ser aplicada em seu empreendimento e desenvolva uma comunicação efetiva para os seus hóspedes ajudarem a alcançar seus objetivos sustentáveis.


Continue acompanhando o Blog Hospitalidade Brasil para mais dicas de como aprimorar o seu estabelecimento da hospitalidade.

Assine a newsletter da Equipotel, detentora do Blog Hospitalidade Brasil, para receber uma seleção de conteúdos no seu e-mail e acompanhar as lives da Equipotel Conexões.