A retomada do setor hoteleiro em Salvador

0
446
A retomada do setor hoteleiro em Salvador
Foto: Resort La Torre

Em 2021 o destino da Equipotel Regional será em Salvador. Acima de tudo, conhecido como o destino de escapadas, praias paradisíacas e experiências privadas, o Sul da Bahia sempre foi desejado pelos viajantes brasileiros e estrangeiros nas férias. No entanto, como está sendo a hospitalidade e a retomada no setor hoteleiro em Salvador nesse período de isolamento social?

Na cidade de Prado, na Bahia, as autoridades já permitiram reabertura de hotéis, pousadas, pensões, casas de hospedagens e agências de turismo. Contudo, os empreendimentos devem seguir alguns protocolos; Como taxa de ocupação, começando em 30% nos primeiros 15 dias de abertura e 70% a partir de setembro. Em outubro, será permitida a ocupação de até 90% as UHs.  Entre outras medidas de segurança está o período de 72 horas entre as hospedagens e a disponibilização de álcool em gel nas áreas comuns.

Hotéis no setor hoteleiro em salvador que reabrirão

Foto: Vila Naiá hotel

A princípio, um dos hotéis que pretende reabrir em setembro em Corumbau, no distrito de Prado, é o Vila Naiá hotel. O local é reconhecido internacionalmente com uma experiência de luxo artesanal e sustentabilidade. “O Vila Naiá reabre em setembro após a implementação dos protocolos de biossegurança fundamentais para a segurança de nossos hóspedes e funcionários. Hotel concebido em formato de vila e feito à mão, conforme as diretrizes do arquiteto Renato Marques. Além disso, o Vila Naiá tem exclusividade e isolamento como atributos de sua essência. Isso, ao lado de vários outros, como refúgio paradisíaco, sofisticação e requinte”; comenta Renata Mellão, proprietária do hotel Vila Naiá, em Corumbau/BA.

Porto Seguro

Já em Porto Seguro, desde 15 de julho está permitido a reabertura das atividades turísticas, com possibilidade 70% de ocupação a partir de agosto e 100% em outubro. Porém, do mesmo modo, há outras especificações como oferecer apenas apartamentos singles e duplos, apenas concedido triplo e conjugados para famílias. Áreas de lazer também foram permitidas com controle rigoroso de usuários e uso de máscara obrigatório.

Foto: Resort La Torre

O resort La Torre, em Porto Seguro reabre a partir de 1º de setembro, com grandes expectativas e índices de reservas surpreendente. “Para segurança e o conforto de todos, implementamos protocolos de segurança e prevenção visando assegurar hóspedes, colaboradores e fornecedores do La Torre. As medidas que estão sendo tomadas seguem de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Também, de decretos municipais e das associações hoteleiras”, comenta Cinthya Costa, gerente comercial do La Torre.

Ilha de Comandatuba

Foto: Hotel Transamérica Resort Comandatuba

Na ilha de Comandatuba, no município de Una, o hotel Transamérica Resort Comandatuba reabriu em 25 de julho, seguindo diversas medidas de segurança. “As capacidades de ocupação foram reduzidas no momento de reabertura, e terão retomada gradual posteriormente, para receber os clientes com ainda mais exclusividade. Antes da data de abertura, todos os colaboradores do hotel, inclusive terceiros, passaram pela testagem RT-PCR molecular. Antes mesmo da chegada de cada cliente no resort, é possível perceber a preocupação do hotel em manter asséptico absolutamente todos os pontos possíveis de contato com o cliente”, em comunicado oficial do hotel.

Confira o que a ABIH-BA comenta sobre o isolamento social no estado da Bahia

Conversamos com o presidente da ABIH-BA – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Bahia, Luciano Lopes, para conhecer o que está sendo feito no Estado para a reabertura das atividades turísticas. A entidade conta com 250 hotéis associados em todo o Estado.

Quais são os procedimentos que estão sendo adotados para receber os turistas?

Adotamos dois documentos que resumem as boas práticas recomendadas, tanto em âmbito nacional como internacional, e que contemplam os diversos tipos e tamanhos de empreendimentos que compõem a rede de hospedagem baiana.

O primeiro refere-se aos “Protocolos para Reabertura – Meios de Hospedagem“, de autoria da ABIH Nacional, juntamente com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, a Brazilian Luxury Travel Association, o Resorts Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e a União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos.

O segundo diz respeito ao ‘Selo Responsável’ criado pelo Ministério do Turismo. Este, pode ser obtido por qualquer meio de hospedagem desde que cumpridos os Protocolos Básicos descritos no site.

Além disso, outra novidade é a parceria com a certificadora internacional Bureau Veritas para possibilitar a Certificação de Ambiente Seguro, o Safeguard.

Considerando as novas exigências dos atuais e futuros hóspedes, e atendendo nossa demanda, o Senac-Bahia está com inscrições abertas para mentoria remota gratuita. A ação será realizada em agosto, sobre a aplicação dos novos protocolos sanitários. Ao passo que, seja considerado o convívio no contexto da Covid-19 nos meios de hospedagem.

Qual região está mais preparada para a reabertura?

Segundo o presidente, “atuamos nas 13 zonas turísticas da Bahia e todas elas estão incorporando as medidas e protocolos sanitários com o total apoio da ABIH-BA”.

Houve o fechamento total dos hotéis?

O setor hoteleiro na Bahia interrompeu praticamente todas as atividades. Atualmente, 95% dos Hotéis no Estado estão fechados, sem faturamento há quatro meses e milhares de pessoas sem seus empregos.

No entanto, há uma perspectiva de que a demanda possa melhorar devido ao aumento no  número de voos para Salvador a partir desse mês.

Equipotel Regional

Por fim, confirmada para acontecer de 26 a 28 de maio de 2021 no Centro de Convenções de Salvador, a Equipotel Regional, edição itinerante do principal evento de hospitalidade do país, irá trazer novidades, tendências e expositores que irão auxiliar na retomada da hotelaria.

Credencie-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades desse evento!