Reabertura de pousadas foca em segurança e privacidade

0
797
reabertura de pousadas - Pousada São Francisco Xavier
Pousada São Francisco Xavier - Foto: Divulgação

Plano de reabertura de pousadas foca em limpeza, distanciamento e já conta com exemplos para inspiração

Por sua essência, as características das pousadas contam com um ambiente aconchegante, atendimento personalizado e mais intimista, com menor quantidade de hóspedes. Dentre os formatos disponíveis, as pousadas podem, inclusive, oferecer chalés isolados ou quartos muito espaçosos.

Sendo assim, ao passo que se concretiza a reabertura de pousadas, elas possivelmente podem brilhar os olhos dos clientes em tempos de isolamento social, em que distanciamento conquistam a confiança do cliente.

Outro ponto importante, que pode favorecer as pousadas, é que estudos recentes apontam que a retomada da hospitalidade se dará, primeiramente, através de viagens de carro e empreendimentos em um raio de até 300km dos grandes centros. Momento de fortalecer negócios e pousadas locais.

Com o objetivo de fortalecer esse segmento e incentivar a reabertura de pousadas de forma segura, selecionamos algumas propriedades que já estão recebendo hóspedes tomando medidas prevenção e limpeza.

Exemplos de medidas e estratégias para a retomada:

A Rosa e o Rei

Referência no distrito de São Francisco Xavier, na cidade de São José dos Campos, a Pousada A Rosa e o Rei iniciou seu plano de retomada quando as proprietárias da pousada elaboraram protocolos a serem seguidos pelos colaboradores e hóspedes, com as orientações da OMS e de associações hoteleiras.

Nesse sentido, segue trabalhando apenas com 50% da ocupação, mantendo o distanciamento entre mesas, cadeiras e limitando acesso as áreas comuns como piscina e sauna, por exemplo.

Como reforço, a pousada conta com um sistema de governança e limpeza diferenciado: durante a hospedagem as trocas de roupas e lixo são feitas apenas com pedido do cliente e, com o auxílio dele, para deixá-los na porta do quarto até que a troca seja feita por novos itens já higienizados.

Além de disponibilizar álcool em gel e limpeza das malas como medidas extras, por exemplo.

Em conversa com a Redação, Claudia Matos, proprietária da pousada, afirma que os hóspedes estão satisfeitos com as medidas. “Os hóspedes estão 100% satisfeitos, não houve reclamação sobre a limpeza durante sua hospedagem. Por cautela, pedimos para os clientes informarem se estão com sintomas ou já tiveram contato com o vírus. Nesses casos, permitimos que o cliente use a reserva como crédito para o futuro”, informa.

“Além de garantir a segurança do hóspede, nossa pousada tem conforto em meio a natureza. O cliente terá um contato intenso com as cachoeiras privativas e as vistas para a serra da Mantiqueira. Nas recentes mudanças, a gastronomia, que sempre foi um diferencial, agora conta com pensão completa nas diárias” completa a empresária.

L.A.H. Hostellerie

reabertura de pousadas - Pousada_L.A.H_Hostellerie
L.A.H._Hostellerie – Foto: Divulgação

Outro bom exemplo sobre a reabertura de pousadas, pode ser visto na L.A.H Hostellerie, pousada localizada em Campos do Jordão, que apresenta um conceito focado tanto em sofisticação quanto em privacidade, assim como um hotel de luxo.

A pousada tem como intuito trazer conforto e deixar o cliente livre de preocupações durante a estadia. A própria essência de seu nome, Like At Home, em tradução, “como em casa”. Por isso, apresenta ambiente familiar e espaços aconchegantes que precisou de readequação.

Em contrapartida, suas áreas comuns, como cozinha gourmet e serviços de manobristas e transfer, por exemplo, a pousada L.A.H teve de rever as limitações de seu empreendimento.

Por determinação da prefeitura da cidade, a reabertura de pousadas segue com um funcionamento limitado em até 40% da ocupação, além de medidas rigorosas de prevenção. “Nós estamos seguindo todas as orientações municipais e estaduais. Nossa equipe está usando máscara, face shield (máscara protetora facial), álcool em gel, avental e disponibilizamos para os clientes máscaras e álcool em gel”, afirma a gerente Daniela Moreira.

A gerente comenta, inclusive, que todas as áreas comuns e serviços coletivos seguem temporariamente suspensos. E que houve mudança no café da manhã, sendo servido com agendamento no quarto do hóspede.

 “O diferencial agora é a privacidade do hóspede, com uso de apenas 40% da ocupação ele fica praticamente sozinho na pousada”, completa Daniela.

Reabertura de pousadas vai colaborar para avanço ainda em 2020

Com a reabertura de pousadas, os clientes agora contam com mais um meio de hospedagem para atender seus anseios de viajarem ainda esse ano.  Por isso, é importante se aprofundar nos protocolos e estabelecer medidas que assegurem colaboradores, parceiros e clientes.  

Se você quer continuar descobrindo como o setor da hospitalidade está retomando suas atividades, mantenha-se conectado com o Blog Hospitalidade Brasil e assine a newsletter de conteúdos da Equipotel.