4 tipos de aplicativos que vão potencializar a retomada de bares e restaurantes

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aplicativos para bares e restaurantes

Do delivery à recomendação: conheça importantes segmentos de aplicativos para bares e restaurantes

É como diz o ditado popular “se não vai por bem, vai por mal”. Esse ditado fez muito sentido para empresários de diversos setores neste momento de retomada. Isso porque alguns bares e restaurantes, foram resistentes a aplicação de tecnologias e tendências no dia a dia com receio do aumento de custos. Entretanto, com o impacto do distanciamento social, tiveram que rever seu planejamento, processos e, inclusive, entrar no mundo do e-commerce e aplicativos.

A inclusão do delivery, por exemplo, ajudou muitos estabelecimentos de alimentação fora do lar a manter as  atividades e consolidar-se como novo placement.

Além disso, outros softwares e sistemas de tecnologia estão conquistando seu espaço por terem como objetivo potencializar o alcance dos bares e restaurantes. Até mesmo permitem vendas de produtos e até contratação de funcionários.  

Por isso, separamos hoje 4 tipos de aplicativos que facilitam os negócios de bares e restaurantes e que vão facilitar muito nesse momento de retomada.

1. Aplicativos para operações de delivery

Obviamente, existem os mais famosos e já tradicionais Ifood, Uber Eats e Rappi.  Nesses, em questão, o comerciante instala e se beneficia da clientela já conquistada pelos aplicativos.

Entretanto, outros apps foram desenvolvidos para bares e restaurantes aproveitarem outras facilidades no dia-a-dia. É o caso do Kangutrip, por exemplo. O Kangutrip tem como intuito apresentar o comércio local do usuário. Definido pela própria empresa como “Shopping center virtual na palma da mão” o app é considerado uma plataforma digital para trabalhar o negócio de bares e restaurantes com isenção de taxas como um dos benefícios iniciais, dentre outras vantagens.

Outra opção, é aproveitar os benefícios do Tonolucro Delivery que tem forte atuação nos Estados do centro do Brasil e em breve no exterior. Segundo a companhia, o app tem baixo custo para os comerciantes e pode auxiliar os negócios como um canal de vendas.

2. Aplicativos para recrutamento de profissionais de bares e restaurantes

Muitas vezes, recrutar novos colaboradores de bares e restaurantes é uma tarefa difícil em tempos de distanciamento físico. Entretanto, existem aplicativos que podem auxiliar nesse processo. É o caso do My Staff, uma iniciativa do BaresSP junto com o SEBRAE.

O My Staff tem como propósito de facilitar a contratação de mão de obra freelancer para o setor. Além do segmento de bares e restaurantes, a plataforma abrange também atender outros profissionais como hosts, hostess e serviço de limpeza, por exemplo.

 “O aplicativo não depende de agência de empregos. No MY Staff ele pode buscar por região e qual o serviço que deseja. Após a contratação o aplicativo também faz a transação bancária, enviando o dinheiro em até três dias úteis”, explica Fernando Gaudio, sócio fundador do aplicativo.

Além dos benefícios citados, o aplicativo permite avaliações da empresa e do funcionário. “O MY Staff não cobra taxas para cadastro, apenas taxas de cartão e transferência e comissão administrativa do aplicativo quando efetuar a contratação de freelancer pelo aplicativo”, conclui o executivo.

3. Aplicativos que facilitam o pagamento

Uma forma de proteger o cliente e receber os pagamentos de forma correta é criar contas em aplicativos de pagamento. Com eles, você pode baixar o código QR, imprimir e disponibilizar na loja ou até receber através de nome de usuário.

Nesse sentido atua o Paypal, uma solução para lojas virtuais que lançou a funcionalidade de QR Code recentemente. Para isso, o cliente aponta o código para o celular e faz o pagamento através de cartão de crédito ou transferência.

Outro exemplo é o Picpay, aplicativo que tem conquistado visibilidade por sua forma simples de pagar e receber. No Picpay, é possível encontrar o contato ou comércio pelo nome de usuário na plataforma e pagá-lo por lá ou por escaneamento de QR Code.

4. Aplicativos que recomendam o bar ou restaurante

Possuir uma boa reputação online é essencial para os negócios e, principalmente para esse momento de retomada. Sob essa questão, existem aplicativos que podem ajudar o estabelecimento a monitorar o que os clientes estão falando a respeito da experiência.

É o caso de aplicativos como o TripAdvisor que, além de ajudar os clientes a localizar os restaurantes por distância, apresenta preços e análise de pontuações de satisfação do cliente. Com um perfil na plataforma, é possível usá-la para descrever as medidas de segurança que o restaurante está aplicando, além de fotos dos pratos e do bar ou restaurante.

Essas foram algumas dicas de como usar a tecnologia dos aplicativos em benefício dos negócios de bares e restaurantes. Agora que você já os conhece, descubra quais tendências vão pautar os restaurantes do futuro.

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