Reabertura de academias: o futuro e o “novo normal”

0
195
reabertura de academias - Cia Athletica
Companhia Athletica - Foto: Divulgação

Cartilha com procedimentos de reabertura de academias, case e o futuro do setor em pauta

Desde março, as atividades de mais de 30 mil academias no País foram suspensas.  Nem mesmo a venda de equipamentos pela internet, lives com personnal trainners e programas com atividades físicas disponíveis em aplicativos diminuíram o índice de adrenalina dos frequentadores de espaços fitness. Por isso, o setor se empenhou para providenciar as medidas necessárias e, consequentemente, fazer a reabertura de academias.

Entidade intercede junto ao governo e disponibiliza cartilha para reabertura

Com o intuito de favorecer diversas academias do país, a ACAD – Associação Brasileira de Academias buscou apoio para seus associados junto ao Governo solicitando algumas medidas. Dentre elas, a suspensão temporária de impostos federais, estaduais e municipais, opções de parcelamento e programas de recuperação fiscal, além de outras alternativas.

Em entrevista para a revista da associação, o presidente da ACAD, Gustavo Borges, comenta que “neste momento, o setor já conta com uma ajuda do governo e precisa fazer uso imediato desse socorro, previsto na MP 936. Dessa maneira, devemos concentrar esforços em obter esse apoio e resolver a questão dos contratos de trabalho e da folha de pagamento, um dos mais significativos custos das academias”.

Além de buscar apoio governamental, a associação também criou um manual de protocolos para direcionar a reabertura de academias. O manual foi elaborado especialmente para seus associados, mas pode ser usado para as demais academias do país estendendo a garantia de proporcionar uma experiência mais segura.

Case real que pode direcionar a reabertura de academias

Para conhecer o que está sendo feito na prática, a redação do Blog Hospitalidade Brasil foi conversar com o porta-voz da Cia Athelica, uma das redes referências no país.

“Primordialmente, adotamos vários procedimentos de higiene dentro das academias. É importante salientar que a prática de exercícios físicos é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, bem como para fortalecer o nosso sistema imunológico. No entanto, a prática é recomendável para prevenção de doenças não contagiosas, por isso, é preciso parcimônia neste momento”, explica Richard Bilton CEO da Cia Athletica.

Companhia Athletica – Foto: Divulgação

Segundo o CEO da companhia, ao retornar para as unidades Cia Athletica, os clientes vão encontrar totens de álcool em gel com liberação por aproximação. Para as áreas com equipamentos de exercícios serão disponibilizados dispensers com lenços umedecidos, posicionados em pontos estratégicos. Do mesmo modo, readequaram processos para desinfecção e higienização. Para isso, será utilizado o método de nebulização, com nebulizador que alcança até 11 metros, em todos os ambientes das academias.

Para a reabertura de academias, além dos equipamentos de higiene, a academia integrou um sistema de reconhecimento facial, para evitar contato do cliente com equipamentos.

“Para a entrada de alunos e colaboradores, a Cia Athletica integrou ao sistema CiaSoft a tecnologia de reconhecimento facial. Com a ferramenta, haverá mais velocidade e segurança, já que o aluno não precisará tocar no leitor digital para a entrada”, completa o CEO.  

Cuidados de ponta-a-ponta

Por outro lado, a academia destaca que a importância e obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual a fim de fortalecer todos os cuidados tomados até o momento. Por isso, todos os frequentadores precisarão utilizar máscaras e que as mesmas devem ser usadas de forma correta e higienizada.

Por fim, como medida de prevenção, Bilton comenta que “a equipe foi instruída a informar imediatamente à gerência local caso algum colaborador ou terceirizado apresente febre ou algum outro sintoma de COVID-19. Em todas as unidades estarão disponíveis termômetros eletrônicos (à distância) para medição da temperatura de todos que adentrarem as unidades da Cia Athletica”.  

A Companhia Athletica fez um resumo dessas precauções em formato de vídeo. Assista:

E o qual será o futuro das academias no mundo pós pandemia?

Para responder essa e outras perguntas, a redação do Blog foi conversar com Júlio Cosentino, Diretor da RenTV, pioneira no aluguel de equipamentos fitness e eletroeletrônicos no Brasil.

A conversa trouxe um panorama sobre o novo comportamento do consumidor e o futuro das academias no que diz respeito a tecnologia. Confira:

“Ao meu ver, a mudança já chegou. A academia do meu condomínio, por exemplo, reabriu e está seguindo com horário marcado e uso individual. A liberação é válida por uma hora para cada morador e intervalo de 15 minutos para os profissionais de limpeza. Os hotéis que já estão abertos contam com protocolos parecidos e distância entre hóspedes.

No caso, para a reabertura de academias, tanto pequenas ou as de redes, estão preparadas para isso. No entanto, é importante que seja com quantidade menor de alunos, devido à restrição de pessoas.

Acredito que em meses a situação esteja controlada e podemos voltar com alguns hábitos. Enquanto isso, temos de conviver com as medidas de segurança. “

Redação: De olho no futuro, as pesquisas apontam maior número de atividades sendo realizadas ao ar livre.  Como você acha que isso funcionará?

Júlio Cosentino: Particularmente, acredito que para alguns exercícios será válido, como para os clientes que querem uma qualidade de bem-estar, prezando por exercícios funcionais. Uma referência nesse sentido é a Muscle Beach Venice, uma academia que fica em uma praia em Los Angeles, por exemplo.

Contudo, uma academia completa demanda no mínimo 10 equipamentos de musculação, sem contar os pesos livres e considerando que os exercícios de “Cardio” seriam feitos ao ar livre, o que seria inviável em locais pequenos. Por isso, é importante readequar a reabertura de academias com a realidade de cada um.


Assim como os demais estabelecimentos, a retomada das academias será gradual e em acordo com o governo de cada estado. Entretanto, é importante atentar-se as inovações do setor, boas práticas e buscar por soluções que atendam a nova realidade.

Acompanhe o Blog Hospitalidade Brasil! Aqui, você encontrará outros conteúdos sobre academias, além de dicas sobre as tendências de higienização e limpeza e tudo o que permeia o mundo da hospitalidade.