Shoppings fazem reabertura gradual em boa parte do país

0
342
shoppings reabrem no país
Shopping Rio Mar (PE) - Foto: Divulgação

As cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza fazem parte dos munícipios que iniciam a reabertura gradual dos shoppings e centros comerciais

No Brasil, aos poucos os estabelecimentos de hospitalidade como um todo vão reabrindo e se readequando ao mundo pós pandemia. No início de junho, por exemplo, ocorreu a abertura gradual de resorts, restaurantes e outros estabelecimentos.

Na mesma linha, seguem os shoppings e centros comerciais que buscam alternativas tecnológicas e sanitárias para preservar vidas e manterem seus negócios.

Em aproximadamente 15 cidades, dentre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Acre, os shoppings iniciam o retorno gradual das atividades.

Protocolos de biossegurança e limitações fazem parte dos planos de reabertura

Apesar de atuarem de forma independente, seguindo, prioritariamente, as decisões municipais, os shoppings do país que decidem abrir têm algumas iniciativas em comum. Muitas delas, inclusive, pautadas no Protocolo para Reabertura de Shoppings Centers desenvolvido pela Associação de Shoppings Center (Abrasce).

Dentre as iniciativas, estão a redução nos horários de funcionamento e checagem de temperatura antes do acesso ao estabelecimento.

Além disso, o uso de máscaras nas dependências dos shoppings é obrigatório.

Inicialmente, os shoppings e centros comerciais atuam restritamente para algumas lojas. Entretanto, áreas comuns, que tendem a aglomerar pessoas, seguem suspensas por enquanto. Como por exemplo cinema, áreas infantis ou de entretenimento.

Somando às demais precauções, novos protocolos de higienização e limpeza foram estabelecidos a fim de preservar a saúde de todos os frequentadores (tanto para lojistas e funcionários, quanto para clientes).

Em nota oficial sobre o Protocolo, o presidente da Abrasce, Glauco Humai, comenta a respeito “O nosso lema agora é higienização total e aglomeração zero. Temos segurança para receber todos de maneira gradual. Dessa forma, conseguimos colocar a saúde e a economia no mesmo lado, por meio das medidas de segurança que criamos”.


Embora o cenário ainda seja tímido em números, diversos setores da hospitalidade estão caminhando para a recuperação através de soluções graduais e/ou alternativas. Acompanhe tudo o que acontece no mundo da hospitalidade no Blog Hospitalidade Brasil, o portal de conteúdo da Equipotel.