Resorts reabrem para clientes locais

0
685
Resorts Wyndham Gramado Termas Resort & Spa
Foto: Resort Wyndham Gramado Termas Resort & Spa

Inspiração para o setor, Região Sul é palco de cases de resorts que revelam que a retomada no País já começou

Muitos empreendimentos do setor, tanto resorts quanto hotéis, encontraram alternativas durante o isolamento social para seguirem com suas atividades em funcionamento.

Em sua maior parte, serviram de residência para profissionais da saúde afastados de seus familiares. Entretanto, a retomada gradual das atividades impõe para os meios de hospedagem, novos protocolos de biossegurança e um calendário cuidadoso de reaberturas. Alguns resorts e hotéis, por exemplo, já começam a receber clientes de localidades próximas, caso de Gramado e Foz do Iguaçu. Contudo, outros Estados aguardam decisões dos governadores e autoridades sanitárias, com empreendimentos prevendo reabertura entre junho e julho, conforme dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

A propósito, junho e julho foram os meses apontados pelo FOHB como de retomada inicial do setor. No entanto, em algumas localidades, já existe uma movimentação que tem como objetivo o recomeço antecipado. Confira: 

Reabertura de resorts em maio com restaurante com até 50% de ocupação

O resort Wyndham Gramado Termas Resort & Spa, localizado na cidade de Gramado, por exemplo, é um dos mais conhecidos da região e desde a sua reabertura, no mês de maio já está conseguindo retomar a fidelidade de seus clientes.

Segundo o gerente geral Marc Balanger: “Conforme decreto da prefeitura local estamos trabalhando com 50% de ocupação, e nesse momento de retomada estamos com uma ocupação aproximada de 20%”.

A fim de estabelecer o retorno gradual, o resort adotou uma série de medidas do Manual de Recomendações Operacionais, desenvolvido pela equipe corporativa da Wyndham Hotel & Resorts.

Dentre as recomendações estão, sobretudo, a ampliação da limpeza nas áreas do hotel e ventilação dos espaços; rodízio de pelo menos 72 horas na ocupação dos quartos e redução de pessoas nos elevadores e constante limpeza.

“Os processos começam já com a confirmação de reserva do hóspede, em que solicitamos o preenchimento de um formulário para sabermos um pouco mais sobre possíveis viagens que possa ter realizado recentemente e cuidados que vem realizando nesse período de contenção”, comenta Balanger.

O resort conta, inclusive, com fitas de marcação no chão, delimitando o distanciamento entre clientes e colaboradores. “Estamos incentivando a todos para que façam seus pedidos no quarto ou se utilizem de nosso coffee shop, que funciona em esquema Grab and Go, das 12h às 18h, bem como nossa loja de conveniência”, explica o executivo.

Além disso, o resort investiu na prática de propagar aquilo que tem feito com o objetivo de assegurar seus clientes, parceiros e colaboradores. Nesse sentido, traz pontualmente suas ações nas redes sociais, incluindo o vídeo abaixo:

Junho segue o mesmo caminho: reabertura gradual com cartilha de boas práticas

Visto que a indústria hoteleira como um todo tem se movimentado para essa retomada, junho chegou com expectativas de 30% a 40% de reaberturas nacionais.

Em Foz do Iguaçu, por exemplo, o prefeito definiu a reabertura das atividades turísticas ainda em maio e, consequentemente, os resorts, hotéis e outros meios de hospedagem tiveram seu planejamento para o mês posterior.

No ritmo da retomada, a rede Bourbon anunciou hoje, 15, que parte dos seus resorts reabriram. Dentre eles, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort e o Bourbon Foz do Iguaçu.

Em virtude das restrições, a rede reduziu a quantidade de apartamentos e estabeleceu um intervalo de 24 horas entre hospedagens nos mesmos quartos. Como parte dos novos protocolos, haverá um selo de limpeza nas portas indicando a situação e quando foi higienizado.

Além disso, a rede disponibilizou para todos os hóspedes uma cartilha de boas práticas que o resort está adotando.

Esses são alguns exemplos de como está sendo a retomada dos resorts no Brasil e como a indústria hoteleira tem trabalhado para superar as dificuldades.

Quer continuar tendo insights de como aplicar mudanças em seus negócios? Continue acompanhando o Blog Hospitalidade Brasil e assine gratuitamente a newsletter da Equipotel para receber uma seleção de conteúdos no seu e-mail.