Qual o futuro do turismo segundo Erik Sadao, fundador da Sapiens Travel

0
542

Antes de mais nada, muita coisa vai mudar. Por conta das novas formas de convívio e do isolamento social que vivemos, já podemos nos dar conta que tudo será diferente no mundo.  E por isso, diante de tantas transformações, nos perguntamos: como será o turismo depois que tudo isso passar? Erik Sadao, ex-diretor da agência Tereza Perez Tours e fundador da Sapiens Travel, DMC localizada na Holanda, mergulhou em dados econômicos e de consumo para apresentar as principais tendências para o turismo mundial pós isolamento social.

Em seu relatório, Erik afirma que o turismo será reconstruído a partir do turismo doméstico. “Já pensou conhecer aquelas cidades do seu país que estão cheias de cultura e passeios incríveis?”. À primeira vista, esta é a primeira pergunta que todo viajante deve se fazer. Ele afirma que cerca de 70% dos clientes acreditam que será seguro viajar apenas após agosto. Seja dentro do próprio país e, ou, para os países vizinhos que estiverem com a situação comprovadamente controlada. Nesse sentido, torna-se uma oportunidade para operadoras, agências, destinos e hotéis divulgarem o que há de melhor para fazer no Estado ou cidade.

Essa oportunidade pode ser, inclusive, intensificada com a união de toda a cadeia turística. “A comunicação será um fator primordial quando novos protocolos de biossegurança forem implementados. A parceria entre os hotéis e as agências será decisiva para a divulgação das informações. De acordo com as últimas pesquisas, a confiança dos clientes também é um fator a ser considerado. Um agente de viagem com boa reputação e grande conhecimento pode ser essencial na escolha dos hotéis e destinos”, explica Erik Sadao.

Novo conceito de wellness

A confiança aos hotéis e destinos estará ligada à forma como são tratados os espaços públicos e como serão adaptados para evitar aglomeração social. Dentro do pilar de saúde, o wellness que sempre foi uma das atividades mais requisitadas deverá ter seus espaços repensados de acordo com os novos parâmetros do Governo Federal. “As áreas de Wellness devem ser pensadas com a maior atenção. Programas de bem-estar que não, necessariamente, incluem exercícios como meditação e terapias presenciais devem ser levados em consideração”, afirma Sadao. Em outras palavras, seu relatório indica a possibilidade de academias privadas, nos quartos ou espaços reservados com intervalos de uso e maior higienização.

Biossegurança e novos padrões de higiene, segundo Erik Sadao

A preocupação com a elevação da higienização e biossegurança, e como deixar claro o que está sendo realizado para seus clientes, são temas que estão sendo amplamente debatidos por entidades e hotéis com o propósito de definir novos métodos de trabalho. Cargos como CHO – Chief Hygiene Officer (Chefe da higiene ou Diretor de biossegurança) estão sendo criados, para tornar essa questão padronizada em todos os setores do empreendimento.

“Há algumas medidas com relação a delimitação de espaços, higiene e segurança que já podem ser incluídas na realidade dos hotéis nos primeiros meses após a liberação do turismo. Não considero que seja necessário investir pesado em mudanças físicas, mas é importante preparar a operação para as limitações de ocupação que possivelmente serão impostas pelo governo”, explica.

Marcas terão que se adaptar

Quando o isolamento social terminar, é provável que as pessoas se tornem consumidores mais conscientes. As viagens serão mais planejadas e as marcas vão ter o desafio de traduzir a relevância de um investimento em viagem. “Ressaltando qualidades como aprendizado e retorno intangível que se tem com o investimento em uma aventura por esse novo mundo, uma geração inteira de clientes com hábitos recém transformados pela pandemia deve ser impactada”, complementa o empresário no relatório.

Por fim, confira na íntegra a primeira e a segunda edição do Boletim de Possíveis Trends Pós-Crise.

Para saber de mais novidades do setor da hospitalidade, continue acompanhando o Blog Hospitalidade Brasil. Além dessas dicas incríveis do profissional Erik Sadao, nós temos vários outros artigos que vão te inspirar e vão desde a importância da multifuncionalidade dos profissionais de hotelaria, até livros sobre gestão e e-books gratuitos para aperfeiçoar o seu negócio para a retomada.