Setor hoteleiro prevê retomada de atividades em junho com novidades

0
605

Biossegurança e novos protocolos de atendimento conduzirão reabertura dos hotéis

Antes de mais nada, os setores de turismo e hotelaria foram os primeiros e mais afetados pelo isolamento social. Entidades e empresários se uniram em busca de soluções que assegurem a sobrevivência dos inúmeros empreendimentos e empregos para a breve retomada de atividades. Porém, além do trabalho das entidades da hospitalidade em representar o setor junto aos órgãos federais, diversas lives nas mídias sociais estão sendo realizadas. O intuito é justamente aquecer o setor com debates sobre os novos procedimentos de biossegurança e políticas comerciais para a retomada.

O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil coordenou uma pesquisa com apoio da Resorts Brasil. O objetivo é traçar um panorama dos hotéis pelo país neste momento e com isso, foi divulgado importantes informações em seu último relatório publicado no dia 07 de maio.

Nele, 33% dos estabelecimentos seguiam abertos e as regiões Sul, Sudeste e Nordeste apresentavam maior porcentagem de hotéis com atividades suspensas. O relatório também mostra a expectativa de 35% dos hotéis sendo reabertos em junho. Sendo que, 26,5% retomando suas atividades em julho e apenas 4,5% sem data definida de reabertura.

Viajantes se antecipam para a retomada de atividades

Muitos hotéis upscale no Brasil já começaram a receber solicitações de reservas para os meses de junho e julho. Principalmente em destinos mais afastados e isolados. “Nossos associados já estão sendo procurados para receber hospedes em junho. Ainda que alguns empreendimentos trabalhem com redução de até 10% de suas tarifas. Ainda assim, a maior parte das diárias médias continuam no mesmo patamar do início de março”. Explica Simone Scorsato, diretora executiva da BLTA – Brazilian Luxury Travel Association.

A executiva também fala que o setor hospitalar serve como referência para esse novo momento da hotelaria internacional. Nomes como Marcelo Boeger, por exemplo, participaram do projeto Hospitalidade Segura entregue para a Secretaria de Turismo de São Paulo. Esse documento que será enviado ao Governo Federal, traz importantes orientações sobre segurança e retomada de atividades no estado.

Nova higienização hoteleira na retomada de atividades

É portanto, um consenso entre todos os hoteleiros que a retomada de atividades só será possível com novos conceitos em higienização hoteleira e segurança alimentar. Nesse sentido, produtos de limpeza estarão à disposição das governantas. A prática do self-service também será revista e haverá uma aceleração da implantação de totens de serviço e robôs.

Os novos protocolos são essenciais para segurança dos colaboradores e clientes, bem como a condição vital de um destino ou equipamento de hospitalidade. Mais do que o uso de máscara e novos produtos de higiene pessoal, os empreendimentos devem especificar quais os métodos e tecnologia de biossegurança utilizados. Se até pouco tempo os hospitais utilizavam dos hotéis cinco estrelas como benchmarking na geração de experiências, agora é a vez dos hotéis implantarem novos hábitos seguindo os parâmetros hospitalares.

Se inteirando mais sobre a retomada de atividades

Por fim, essas e outras constatações foram debatidas na primeira live do FOHB Conecta. Até então, conduzida por Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB, e Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria, com os convidados Dra. Eloisa Siqueira Ayub, infectologista; Fernanda Cerri, gerente nacional de operações da Indeba Química e Soluções de Higiene; Inbal Blanc, CEO da Segurhotel e Domenico Caruso, da  MarQ Consultoria. Confira a live completa clicando aqui.

A Equipotel é o seu canal de novidades sobre o setor. Continue acompanhando o Blog Hospitalidade Brasil para receber dicas de gestão, inovação, tecnologia e conteúdo para seu negócio. Assine nossa newsletter e siga nossa redes sociais para receber novidades em primeira mão.

A próxima edição da Equipotel acontecerá nos dias 27 a 30 de outubro no São Paulo Expo e contará com as novidades e tendências do setor.