Crédito turístico: alternativas para um fôlego financeiro durante a pandemia

0
398

Está procurando formas de superar as dificuldades financeiras e manter seu empreendimento durante a pandemia?

Inicialmente, é importante saber que você pode contar com novas opções, além da Medida Provisória 936/20 que prevê congelamento de contratos, reduzindo gastos de folha de pagamento e auxílio emergencial.

Isso porque, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em parceria com entidades financeiras privadas e públicas, disponibilizou uma cartilha com orientações de como solicitar linhas de crédito e manter seu negócio.

O programa Crédito Turístico é uma iniciativa do governo de São Paulo lançada em setembro de 2019, em coordenação do Desenvolve SP e tem como parceiros os bancos federais BNDES, Caixa, Banco do Brasil, Banco do Povo, Sebrae e InvestSP.

O objetivo é trazer maior efetivação na estruturação dos destinos turísticos, para garantir um desenvolvimento econômico e social, movimentação, consequentemente, a geração de mais empregos e renda para o estado de São Paulo.

Em decorrência da situação mundial da pandemia e da MP 936, o programa alterou o foco para apoiar as empresas do trade turístico, para cobrir despesas fixas. 

Para ajudar você a buscar pela linha de crédito com mais facilidade, listamos abaixo algumas opções:

1. Cadastro no Crédito Turístico

Inicialmente, é importante acessar a página do Crédito Turístico e clicar em “cadastro”. Depois, preencha o formulário e ele será encaminhado para os bancos parceiros do programa e para acompanhamento da Secretaria.

2. Desenvolve SP

Outra forma de solicitar a linha de crédito é através do site do Desenvolve SP. No site, tem algumas opções voltadas para o micro, pequeno e médio empresário paulista. São soluções tanto para o auxílio no capital de giro quanto flexibilização nos prazos de pagamento e de carência.

3. Banco do Povo

O Banco do Povo entra como parceiro do Programa com microcrédito produtivo desenvolvido pelo governo. Pode ser realizado pelo site do banco de forma online.

4. Bancos Federais

Bancos como o Banco do Brasil, Caixa e BNDS também ofertam as linhas de crédito particulares, contudo, a SETUR aconselha a procurar, inicialmente, as instituições bancárias que você já tem relacionamento, seja através de contas, empréstimos e/ou financiamentos.

De toda forma, é importante citar que os bancos federais estão alongando prazo dos empréstimos existentes e abrindo margem para novos.

O Banco do Brasil, por exemplo, traz, no final da página principal, informações sobre linhas de crédito disponíveis nesse momento. A Caixa Econômica Federal tem diferentes soluções para cada porte de negócio. Já o BNDS atua no apoio ao crédito para as empresas do Turismo, com operações indiretas, por exemplo.

5. Bancos privados

Assim com os federais, os bancos privados estão alongando os prazos de empréstimo existentes e abrindo margem para novos. A orientação é que se procure primeiro o banco de seu relacionamento e depois o Desenvolve SP e o Banco do Povo. Os principais bancos são Itaú, Bradesco e Santander.

6. Cooperativas de Crédito

Os bancos de Crédito ou Cooperativas de Crédito são instituições financeiras, que igualmente aos bancos comerciais ou múltiplos oferecem crédito para investimentos ou para despesas, no caso, o Giro. São eles, o SICREDI e SICOOB.

7. Fintechs (Bancos Digitais)

Outra opção, também, são as Fintechs, mais conhecidas como bancos digitais. Similarmente aos bancos físicos, elas atuam, por exemplo, na abertura de contas, movimentações bancárias e operações de crédito. Contudo, totalmente de forma online, por meio de aplicativos.

As Fintechs são conhecidas por disponibilizarem empréstimos mais baratos, além de taxas de juros menores do que os bancos convencionais. Dentre as mais famosas estão Nubank, Creditas, Neon, Original e Inter.

Além dessas sete opções de facilitadores de linhas de crédito, você pode conferir a cartilha criada pelo Governo de São Paulo com todas as informações a respeito do Programa Crédito Turismo. A cartilha contém, também, orientações didáticas e passo a passo para acessar cada uma das linhas de crédito disponíveis.


Continue acompanhando o Blog Hospitalidade Brasil, o portal de conteúdo da Equipotel, para mais dicas sobre notícias do mercado, atualizações profissionais e gestão para seu negócio.