5 dicas de como usar as OTAS em benefício do seu hotel

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Sem dúvidas, usar o marketing digital para amenizar as dificuldades vividas atualmente pelo setor é uma estratégia muito bem-vinda. E aliando isso com a presença de seu hotel nas OTAS, a junção pode te proporcionar importantes ganhos em visibilidade e atração de clientes.

Antes de começar com as dicas, gostaria de relembrar que as OTAS é o mesmo que Online Travel Agencies, as agências de viagens online, em tradução para o português.

No meu blog pessoal, tem uma publicação com tudo o que você precisa saber sobre o que são as OTAS para hotel, algumas opções de agências e também indicações de quem do seu hotel pode ser o gestor dos seus conteúdos online.

Veja alguns dos benefícios de usar OTAs para hotel:

O SiteMinder, por exemplo, divulgou estudo no qual aponta os canais mais usados (e lucrativos) do mundo. Neste cenário, os hotéis precisam ampliar rapidamente seu conhecimento e visão estratégica.

Segundo estudo da Euromonitor, o aumento de reservas online chegou a 170% na última década. O mesmo instituto de pesquisa estima que, de um ano para cá, as vendas globais via internet cresceram 13%, fazendo as OTAs movimentarem mais de US$ 264 bilhões.


Dicas de como usá-las para potencializar seu negócio:


1. Use um Channel Manager para economizar tempo e aumentar a exposição

Essa ferramenta manterá a distribuição mais simples, proporcionando uma reação mais rápida às variações de demanda.

2. Controle seu próprio inventário de forma eficiente

Existe a possibilidade de dar carta branca às OTAS para que elas façam a gestão e controle da disponibilidade de quartos. No entanto, este serviço geralmente tem uma comissão de 20%. Lembre-se de que isso tem impacto direto na sua receita. Avalie seu mercado e aloque a quantidade certa de apartamento entre seus distribuidores.

3. Monitore seu conteúdo

A sugestão aqui é que você mantenha suas informações sempre atualizadas. No entanto, sabemos que fazer isso nem sempre é possível. Portanto, se você não pode monitorar seu conteúdo nas OTA com frequência, evite horários, descrições e fotos que possam exigir atualizações frequentes.

4. Conheça os algoritmos e critérios de cada OTA

Seu hotel pode ser qualificado de diferentes formas. Existem OTAS que medem por popularidade ou por preço, por exemplo. É importante conhecer os critérios para que seu hotel seja bem ranqueado e, consequentemente, impulsione mais vendas.

E como segurança nunca é demais, lembre-se de ficar atento porque recentemente algumas OTAs e metasearchs foram investigadas no Reino Unido por suspeita de realizarem práticas que ferem a lei de proteção do consumidor. A principal dúvida, no caso, provinha da falta de transparência no processo de venda. Então use isso com conhecimento!

5. Evite dependência de um canal indireto específico

É preciso pensar estrategicamente, gerenciar bem o custo de distribuição e garantir parte do seu orçamento para investir em tecnologia e qualificação profissional.


Para finalizar, gostaria de dizer que o conteúdo de hoje fiz inspirada na entrevista que cedi recentemente à Revista Hotelier News. Caso você não tenha visto, recomendo clicar aqui porque a conversa foi bastante produtiva incluindo outras informações sobre o assunto.

Até a semana que vem!