Como restaurantes podem vender online, implementando sistema delivery

0
438

O tema não é novo, e já vinha recebendo grandes investimentos nos últimos tempos, com nomes de peso como Ifood, UberEats e a Rappi. Prática, antes exclusiva das pizzarias de bairro, agora virou estratégia, em tempos de reclusão, até dos mais estrelados restaurantes da atualidade.

Embora muitos estabelecimentos já terem aderido às plataformas digitais para vender os seus pratos, é possível que não seja a sua realidade.

Dessa forma, se sua empresa não deseja criar um delivery próprio e se preocupar com detalhes operacionais como logística, por exemplo, criamos um passo a passo de como vender via delivery utilizando os aplicativos já existentes.

1. Escolha onde quer estar (aplicativo)

Aqui a dica é bem simples, pesquise na internet os termos de contrato de cada aplicativo que irá se tornar seu parceiro e veja qual se encaixa com a proposta do restaurante. Confira algumas opções: IFood, Uber Eats e Rappi.

Preencha o seu cadastro no site do aplicativo ou envie a solicitação por e-mail, no caso da Rappi, por exemplo, e aguarde envio do contrato para assinatura.

2. Divulgue seu cardápio e restaurante

Depois, siga as instruções para publicação das informações de seu restaurante. Tenha em mãos, previamente o tempo de preparo de cada refeição, tabela de preços, possíveis descontos, nomes dos pratos e suas descrições, além das respectivas fotos. A respeito das fotos, é imprescindível ter belas e atraentes imagens dos seus pratos!

3. Anuncie nos seus canais e redes sociais

Pense em uma estratégia de marketing para atrair os seus clientes. Chame seus seguidores para conhecer o menu, envie cupons de desconto para mailing de compradores, faça parcerias com influenciadores. A fome é o limite.

4. Prepare-se para começar a receber os pedidos

Depois de todo o processo de registro e contrato, você irá começar a receber os pedidos. É muito importante que você entregue no tempo estipulado e com a qualidade que seria oferecida no restaurante presencialmente.

Algumas dicas importantes:

  • Faça os pedidos e monte como se fosse no restaurante;
  • Ofereça embalagens de qualidade e recicláveis;
  • Envie brindes como: molhos, condimentos ou docinhos;
  • Garanta que o prato esteja na temperatura informada;
  • Confira o pedido antes de enviar, anotando números na embalagem e nome.

5. Peça um feedback e fidelize o cliente

Aqui pode ser criativo. Um bilhete escrito a mão na embalagem, cupons de desconto para próxima compra, flyers com mensagens personalizadas.

E, para melhorar ainda mais a gestão de seu restaurante, assine gratuitamente a newsletter da Equipotel e acompanhe os artigos publicados no Blog Hospitalidade Brasil. Confira também nosso post com dicas para o futuro do seu negócio!