Hotelier News entrevista Roberto Bertino, presidente do Grupo Nobile

0
361

Em editoria especial, a revista Hotelier News vai entrevistar importantes nomes do setor com o objetivo de dar voz aos hoteleiros e saber o que eles pensam sobre o pós-pandemia. Atenta ao futuro da hospitalidade, a Equipotel negociou para seu Blog a entrevista completa que a mídia fez com o presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino.

Três perguntas da Hotelier News para Roberto Bertino

roberto bertino para hotelier news
Foto Divulgação Nobile Hotéis

Hotelier News: O que é mais difícil nesse momento: a crise em si ou a dificuldade de traçar um cenário futuro com clareza?

Roberto Bertino: No meu entendimento é a imprevisibilidade. Enfrentamos uma crise sem precedentes, num cenário no qual a receita dos hotéis caiu abruptamente da noite para o dia, sem sabermos ainda o que enfrentaremos à frente. Na Nobile, instituímos um comitê de crise multidisciplinar, que está a cargo da execução do nosso plano de ação e de contingências, 100% focado na saúde dos nossos hóspedes e funcionários, buscando ainda fazer uso com austeridade dos recursos dos nossos investidores.

Estamos ainda adotando uma comunicação efetiva e transparente com nossos principais stakeholders e, graças a Deus, conseguimos o apoio de todos. Neste momento, tê-los ao nosso lado é vital para atravessar essa crise.  

Como a Nobile Hotéis vem se organizando para o pós-pandemia? 

Mesmo estando com foco no enfrentamento da crise, pois a cada dia aparecem novas e inusitadas situações, criamos três cenários para o pós-pandemia. Antes, um preâmbulo: entendemos que teremos um cenário de retomada lenta, provavelmente com uma demanda interna superior à externa. Primeiro, então, investiremos mais em inovação, algo que já aportamos bastante recursos nos últimos quatro anos, principalmente em Distribuição e ferramentas de gestão. Agora, além dessas duas áreas, preponderantemente direcionaremos mais verba para Business Intelligence (BI).

Segundo, em um ambiente com maior demanda doméstica, vamos dar foco nas bandeiras próprias da Nobile, que são mais conhecidas do público do que as marcas internacionais que operamos, além de ter uma relação custo benefício mais vantajosa para nossas operações. Por fim, vamos apostar na implementação de serviços centralizados para redução de custos na ponta. Em resumo, é fazer mais com menos.    

Crises também trazem oportunidades, como ensinamentos valiosos para o futuro. O que você aprendeu?

Aprendi que tudo pode mudar em instantes. Ainda assim, você pode sofrer perdas, mas pode também continuar a crescer na crise. Nas últimas três semanas, desde o anúncio da pandemia e diante do que vem ocorrendo no mercado, novas oportunidades apareceram para a Nobile. Com um time bom e unido, com pessoas certas nos lugares certos, você consegue enfrentar todos os desafios, sobreviver à crise, continuar sonhando e construindo um futuro. É para isso que nos esforçamos diariamente na empresa.



Este conteúdo foi produzido originalmente pela Revista Hotelier News que, por sua vez, é parceira oficial da Equipotel 2020. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui.