Margem de lucro em hotel: 4 potenciais problemas e 10 dicas para solução!

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Teve redução na margem de lucro em seu hotel?
Encontre indicações de quando isso pode acontecer e como reverter essa situação.

Uma margem de lucro saudável garante que o hotel consiga se manter de pé e tenha dinheiro não apenas para custear gastos, mas também para continuar investindo e crescendo. No entanto, é preciso mapear ações com o objetivo de evitar potenciais problemas que podem impactar na margem de lucro em seu hotel.

Em contrapartida, caso seu hotel já esteja com a margem de lucro reduzida, você pode encontrar 10 dicas que podem ser adotadas como medidas para resolver este problema.

O que pode impactar na redução da margem de lucro em hotel? 

Se você está com uma baixa margem de lucro ou não está lucrando no momento, é necessário que busque identificar o que tem ocasionado esse problema, a fim de pensar em soluções para revertê-lo. Para ajudar nessa tarefa, separamos quatro das principais causas dessa situação. Confira: 

1)    Má gestão orçamentária 

O grande problema para o gestor que não analisa o orçamento periodicamente, é a falta de previsão de gastos futuros e isso coloca em risco todo o investimento e o trabalho da sua equipe, perdendo a lucratividade do seu hotel ao longo do período. 
Essa atividade consiste na elaboração de uma série de planos de ação para que os gastos (despesas, impostos, custos e tributos) do hotel sejam equilibrados e os imprevistos aconteçam com menor frequência e intensidade possível. 

2)    Despesas elevadas  

Os responsáveis por administrar as receitas do hotel devem sempre avaliar quais gastos realmente são inevitáveis, eliminando tudo o que não for essencial.  
Se você notar que o empreendimento está assumindo muitos gastos extras, elabore um planejamento para a redução dos custos. 

3)    Baixo volume de reservas 

A queda no número de reservas é um fator que impacta diretamente no lucro do seu hotel. Se o número das reservas do seu hotel está diminuindo investigue as principais causas desse problema. 

4)    Ter pouca atratividade do que é oferecido 

Não basta ter um serviço, é preciso saber oferece-lo e torna-lo atrativo para seus clientes. Uma boa estratégia de marketing pode ajudar com isso.  

Formas de resolver a redução na margem de lucro no seu hotel 

Identificados os potenciais problemas que podem causar na baixa margem de lucro em hotel, agora vamos apresentar 10 estratégias valiosas para possibilitar que o seu hotel tenha sempre uma boa margem de lucro:  

1)    Investir em vendas diretas

Uma ótima opção para aqueles que desejam maximizar sua rentabilidade. Para isso, vale a pena apostar na estratégia de vendas online no seu site, disparos de e-mail marketing ou redes sociais.

2) Utilize a tecnologia a seu favor

Crie propagandas que possam ser colocadas na internet – sobretudo nas redes sociais. Dessa maneira, seu hotel ficará mais conhecido e, como consequência, mais reservas serão feitas. Para isso, vale a pena também investir em uma boa estratégia de marketing digital.   

3)    Ter um diferencial competitivo

Ofereça serviços diferenciados e aposte na qualidade do seu atendimento ao cliente. Desse modo, você poderá cobrar um preço maior e, mesmo assim, manter uma margem de lucro elevada. 

4)    Ter um controle orçamentário

Realizado de maneira coerente e assertiva, possibilitará não só delimitar as finanças do seu negócio, como também avaliar se o que foi planejado está realmente sendo realizado, considerando o momento econômico, as prioridades e as necessidades da sua indústria. 

5)    Entender custos operacionais

Possuir um custo operacional muito elevado pode impactar negativamente em seu hotel, reduzindo sua margem de lucro e, consequentemente, fazendo-o trabalhar com preços mais elevados, reduzindo sua competitividade. Por essa razão, é importante acompanhá-lo de tempos em tempos, sendo o ideal começar a fazê-lo mensalmente e, posteriormente, aumentar o espaço de tempo. 

6)    Cortar gastos desnecessários

Em tempos de crise, o melhor a se fazer é economizar. Garantir a disciplina diária de controle e contar com a ajuda da equipe, são uma das ações que podem ajudar neste processo.  

7)    Otimizar processos

Auxiliará na maximização de tarefas diárias do seu hotel, permitindo que sua equipe tenha mais tempo para cuidar de outras funções e consiga cativar os clientes. Além, é claro, de contribuir na fidelização de hóspedes.  

8)    Tomar cuidado com promoções que gerem prejuízos

Promoções mal planejadas não servirão como estímulo de atração. É necessário estar seguro de que as vendas vão responder ao desconto e se a sua demanda for sensível à variação de preços pode comprometer a sua rentabilidade.  

9)    Investir em ações de fidelização

Fidelizar seus hóspedes é tão importante quanto atrai-los. Sem isso, o seu hotel permanece suficiente apenas para manter-se funcionado, mas sem chances de expandir o lucro e expandir a operação. 

10)    Efetuar parcerias comerciais

Entender como cada segmento funciona, será uma ótima forma para conseguir estabelecer parcerias rentáveis para o seu hotel. Ter parceiros pode potencializar a oferecer mais serviços, por exemplo, e, consequentemente, atrair mais clientes.


Este conteúdo é uma adaptação do original, produzido pela Omnibess que, por sua vez, é expositora na Equipotel 2020.