5 livros sobre hospitalidade importantes para o futuro do seu negócio

0
711

Dicas de livros sobre hospitalidade importantes para ajudar sua empresa a melhorar a gestão de seus negócios e minimizar efeitos de crises, implementando a gestão da hospitalidade

Existem períodos em que precisamos refletir sobre estratégia e gestão e rever decisões feitas em nossos empreendimentos.  Nada surpreendente para a indústria da hospitalidade que está sempre se reinventando.

Além do gosto do consumidor que vem modificando ao longo do tempo, o período de quarentena é o ideal para atualização das empresas e inclusão de melhorias no processo de gestão de estabelecimentos dedicados a arte de servir.

Para ajudar você nesse processo, a Equipotel separou uma lista de 5 livros sobre hospitalidade que oferecem dicas importantes de especialistas e no final deixamos um bônus. Confira:

1. Hotelaria Hospitalar: gestão em hospitalidade e humanização

Como nós já dissemos por aqui no blog, redes hospitalares estão reformulando serviços, bem próximos da hotelaria de luxo. Se você quiser começar a desenvolver esses conceitos no seu hospital, a indicação é o livro Hotelaria Hospitalar: gestão em hospitalidade e humanização, de Marcelo Boeger. Escrito em 2018, o livro apresenta o cenário da saúde no Brasil, quais são os modelos de gestão possíveis nesse cenário, além de apresentar a importância das pessoas na organização. Para o autor o conceito da hotelaria hospitalar está baseado na vida, por meio da construção de um ambiente saudável e acolhedor. Para isso, faz-se necessária uma importante mudança nos hospitais, com o fim dos corredores brancos e da burocracia e com a especialização dos funcionários.

2. Hospitalidade e Negócios

Se você é um empreendedor de restaurante ou bar sabe o quanto o retorno de investimento pode demorar a aparecer. Danny Meyer é restaurateur e CEO do Union Square Hospitality Group e escreveu o livro Hospitalidade e Negócios: O rei da gastronomia de Nova York conta o segredo do sucesso. No livro ele apresenta todos os passos de uma construção de um restaurante e bar e finaliza com o capítulo A Arte da Hospitalidade que apresenta como transformar esse conceito em prática no seu empreendimento.

3. Bares e Restaurantes: gestão de pequenos negócios

Escola referência em gastronomia e hotelaria, o Senac disponibilizou alguns materiais utilizados em seus cursos de gestão de negócios nas livrarias online. O livro Bares e Restaurantes apresenta exemplos e orientações para administrar seu empreendimento no ramo da gastronomia, organizar seu espaço físico, estabelecer funções para seus funcionários e calcular o preço dos produtos que você oferecerá em seu estabelecimento.

4. Investimento em distressed assets: Como lucrar com ativos especiais e empresas em crise no Brasil 

Se você já se questionou o porquê de investir em empresas que estão passando por crises, o organizador Salvatore Milanese reuniu os maiores especialistas em distressed assets – ativos quebrados ou ruins – do mercado brasileiro para mostrar as grandes oportunidades. Levando o ditado “se a vida te der limões, faça uma limonada”, os especialistas garantem que existe uma possibilidade em empresas nas crises mais agravantes.

5. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial 

Trazendo conceitos de gestão alinhados as tecnologias que permitiram a ascensão de grandes empresas como Netflix, Airbnb e Uber, o autor afirma que não há momento mais vibrante na história. O livro apresenta uma série de pensamentos, teorias e dicas de como gerir negócios na atualidade. Sandro Magaldi e José Salibi Neto trazem nesta obra um panorama completo dos modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento no qual estamos vivendo. Em um texto abrangente e ao mesmo tempo simples, eles apresentam tudo o que você precisa saber para não ser derrubado por não se adaptar ao novo.

6. Dica bônus: Ebooks Equipotel

E o bônus fica por conta da gente. Em 2019 nós fizemos dois e-books, reunindo depoimentos de grandes empresas e empresários da hospitalidade para trazer um conteúdo rico em novidades e o que se esperar dos próximos anos. O primeiro é Mercado de Nicho no meio de hospitalidade, demonstrando todos os nichos possíveis para aderir no seu empreendimento. O segundo é uma análise dos principais CEOs das associações de hospitalidade sobre as perspectivas da hospitalidade em 2020. Baixe aqui.


Em momentos de pausas, leia os livros sobre hospitalidade e aplique as dicas dos mestres de gestão. Acreditamos que as dicas podem ser muito úteis para tornar o seu estabelecimento ainda mais acolhedor. 😊