Les Arts de la Table: 5 tendências para a sua mesa

0
350
tendências da gastronomia

A gastronomia é uma arte que combina todos os nossos sentidos. Já estamos habituados ao impacto no paladar e sabemos que os aromas têm grande importância. Além disso, a estética da refeição é essencial. Os franceses já dizem há séculos que antes de comer com a boca, se come com os olhos: a experiência gastronômica atinge nosso olhar muito antes de provarmos todas as nuances da refeição.

A partir do século 18, a alta gastronomia francesa se mistura com as artes visuais seguindo conceitos do Renascimento. E a importância da aparência é anterior a isso: durante a Idade Média, as refeições na França já tinham grande apelo visual, afinal eram cerimônias ostentativas.

Nos últimos anos, tem crescido a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, fazendo com que o plástico esteja cada vez menos presente dos instrumentos do dia a dia. Os materiais que são mais duráveis têm ganhado cada vez mais destaque, como o cristal, a cerâmica e metais.

Veja abaixo 5 tendências para incorporar às peças do seu estabelecimento.

  • Cores: foco em tonalidades que combinam com tudo, como neutras, branco e preto.  Para efeito de reposição, as peças brancas e básicas sempre foram as preferidas da hotelaria, mas o panorama está mudando. Além destas, as que estão em alta são o azul e o magenta, podendo ser combinadas em diferentes tons e com estampas de contraste com branco. Aposte também nas misturas de tonalidades quentes e frias.
  • Styling: para um resultado sempre lindo e chique, abuse da paleta de cores monocromática. O layering (o famoso ton sur ton) está em alta para aproveitar melhor o espaço disponível empilhando as louças umas sobre as outras, sem renunciar à finesse.
  • Materiais: invista em peças de madeira e cerâmica. Para metais, cobre e latão são uma boa pedida. Não tenha medo de colocar materiais diferentes para coexistir à mesa. Se as peças forem criadas por comunidades vulneráveis, como indígenas, melhor ainda. Mas lembrando que são caras, portanto, servem melhor para a hotelaria de alto padrão.
  • Talheres: os de cabo super fino estão em alta, especialmente se forem pretos ou bicolor com acabamento fosco. Os em cobre e latão são opções bonitas e requintadas para contrastar com pratos matte e dar mais brilho à composição.
  • Louça: funcional, discreta e minimalista são as 3 palavras essenciais nesse momento. Evite estampas poluídas, gritantes e rococó. Procure por peças de borda lisa e acabamento matte.


Sabe onde você encontra todas essas tendências? #SÓTEMNAEQUIPOTEL. Os expositores do evento vão apresentar todas as novidades e você também terá conteúdo exclusivo de gastronomia e bares! Acompanhe os preparativos da Equipotel 2020 no blog, site e redes sociais oficiais.