2019: os hoteleiros celebram

0
609
números da hotelaria 2019

Segundo relatório do FOHB- Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, o ano de 2019, considerado desanimador pelos economistas, trouxe excelente surpresa para a indústria hoteleira. Percepção que também é compartilhada por outras associações do setor, como a ABIH- Associação Brasileira da Indústria Hoteleira.

O cenário mostrou crescimento em todos os índices, dos mais objetivos – como taxa de ocupação, diária média, investimentos no setor e contratações – até subjetivos como a confiança dos empresários.

Dados anunciados pelo FOHB mostram que em comparação com 2018, houve aumento de 4,1% na taxa de ocupação, 6,5% na diária média e 10,9% no RevPAR. Embora o estudo tenha sido feito apenas com os associados da entidade, trata-se, historicamente de um termômetro que, proporcionalmente, traduz a evolução do setor.

Pensando regionalmente, a taxa de ocupação registrou acréscimos de 5,7% no Sudeste; 3,4% no Centro-Oeste; 3% no Norte; 1,4% no Nordeste e 1,4% no Sul.

Quando falamos de  diária média, todas as regiões tiveram acréscimos variando entre 7,8% no Norte e 3,3% no Nordeste. Para o indicador de RevPAR, variações positivas em todas as regiões: 13,9% no Sudeste; 11% no Norte; 8,1% no Centro-Oeste; 5,6% no Sul e 4,8% no Nordeste.

Na análise por categoria hoteleira, a tendência é clara: crescimento. Na taxa de ocupação: 4,8% no Econômico; 3,7% no Midscale; e 2,9% no Upscale. Na diária média: 6,3% no Econômico; 6,9% no Midscale; e 6,1% no Upscale. Executivos do segmento apostam nos hotéis midscale para o triênio 2020-2022, mesmo com o anúncio de novos empreendimentos de alto luxo chegando ao país, como Rosenwood na capital paulista.

números da hotelaria 2019

As boas novas também se traduzem no desejo dos hoteleiros em investir nas atuais propriedades. Os números superam aqueles dos anos anteriores. Investimentos não só decorrentes da manutenção dos empreendimentos mas no desejo de manter-se firme no mercado, não perder Market share e oferecer experiências novas, exigidas pelos clientes.

E por essa razão, que a  Equipotel revela-se como uma forte aliada do setor hoteleiro pois há 58 edições , o  evento sinônimo de hospitalidade no Brasil e na América Latina reune as melhores soluções do mercado para a arte de receber bem.  O evento tem início um dia depois do Fórum Nacional de Hotelaria, organizado pelo FOHB, e integra a Semana Brasileira da Hospitalidade. Entre os dias 15 e 18 de setembro, no São Paulo Expo, você tem um encontro marcado com os grandes nomes do setor para fazer muitos negócios.