05 táticas de marketing que você pode pegar emprestado de hotéis populares

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A concorrência na indústria hoteleira é feroz, exigindo que as empresas sejam mais e mais criativas com suas estratégias de marketing, a fim de se destacar em um mercado lotado. Não admira líderes da indústria desenvolverem propostas inovadoras que podem ser traduzidas para caber quase em qualquer outro tipo de negócio. Aqui estão algumas delas.

  1. Abasteça o desejo do comprador para uma experiência inovadora

Muitas grandes corporações estão descobrindo que os viajantes modernos planejam seus itinerários procurando mais do que apenas uma cama e um menu de serviço de quarto. Com a ascensão da Airbnb e outros serviços, existem inúmeros estabelecimentos para os viajantes reservarem. Estudos sugerem que estas opções são especialmente populares para os viajantes de negócios milenares que viajam mais frequentemente que seus colegas mais velhos. Mas estes viajantes também querem passar menos tempo em seus quartos, enquanto no hotel. Em resposta, as empresas estão comercializando agressivamente para estes clientes mais sociais, experiências como happy hours, aulas de ioga e até caça ao tesouro no hotel. Essa lista ilustra perfeitamente a segmentação sofisticada de público, uma estratégia que qualquer empresa pode usar para criar um plano de marketing mais eficaz.

  1. Seus clientes leais

Se há uma área onde os melhores hotéis sucedem, é inovando a experiência que oferecem a seus convidados mais leais. Naturalmente, cada cliente é importante e deve ser tratado com uma experiência excepcional, mas as companhias sabem que os clientes da repetição fornecem uma fonte barata e de confiança da receita. A tecnologia móvel está tornando ainda mais fácil para as marcas se conectarem com seus clientes recorrentes. Por exemplo, os gigantes da indústria, como Hilton, Hyatt e Marriott, continuam a adicionar funcionalidades aos seus aplicativos de programa de recompensas, oferecendo aos hóspedes a opção de selecionar quartos específicos e fazer check-in on-line, ou conversar com o concierge para que eles possam fazer pedidos sem ter que pegar o telefone do hotel ou visitar a recepção.

  1. Promover os “embaixadores” dos funcionários nas redes sociais

Uma das grandes verdades sobre mídias sociais e compartilhamento de conteúdo é que eles permitem que as marcas forneçam aos clientes o ponto de vista de alguém de dentro ou um guia especializado para um tópico relevante. Os funcionários de uma empresa são uma das fontes mais consistentemente subutilizadas para esse conhecimento. Muitos hotéis gostam de colocar seus funcionários frente suas plataformas de mídia social e outros canais de conteúdo, onde eles podem fornecer insights exclusivos para os hóspedes ou levá-los aos bastidores de vários departamentos para um olhar dentro da organização.

  1. Pense fora da caixa ao criar o conteúdo

A maioria das empresas ama o conceito de marketing de conteúdo porque é barato, mas tem o potencial de levar a um ROI significativo quando praticado corretamente. No entanto, muitos líderes estão satisfeitos apenas usando seu blog como uma saída para o conteúdo, e parando aí. Várias empresas hoteleiras estão provando que pensar criativamente sobre o conteúdo apresenta novas oportunidades para se envolver com os clientes em um nível mais substancial. Um dos exemplos mais notáveis é o Four Seasons, marca reconhecida em todo o mundo pelo seu empenho em proporcionar luxo aos seus hóspedes ao longo da sua experiência. A empresa produz conteúdo regular para a sua revista homônima, levando a tradição de luxo e oferecendo aos hóspedes um vislumbre por meio da lente do estilo de vida Four Seasons para os destinos da marca e atividades.

  1. Personalize a sua mensagem sempre que possível

As empresas têm acesso a um enorme cache de dados sobre as preferências de seus clientes, e as melhores organizações usam essas informações para entregar mensagens intensamente personalizadas que mantêm seus convidados voltando. Tome este exemplo com o Ritz-Carlton: quando a criança de uma família deixou um bicho de pelúcia em uma propriedade da marca, não somente os pais receberam o brinquedo enviado para sua casa dias mais tarde, mas igualmente receberam uma série de fotos que mostram o brinquedo em várias aventuras em todo o hotel – essencialmente uma mensagem de marketing direcionada e projetada para deixar a família saber o que eles poderiam olhar para a frente em sua próxima visita.

Acabamos de encerrar a 57ª edição da Equipotel com muitos negócios realizados e conhecimentos compartilhados, mostrando como a semana da hospitalidade é importante para o mercado! O próximo evento acontece ano que vem, mas continue nos acompanhando para conferir as novidades do setor que podem te ajudar a renovar seus negócios, se atualizar e conhecer as principais tendências.

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