As 05 tendências na personalização de alimentos e bebidas para os meios de hospedagem

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A experiência personalizada do cliente sempre foi importante no mundo de luxo e esta tendência está agora se espalhando para produtos mais comuns também. Muitas vezes ligada ao artesanato, a personalização significa que um cliente pode sentir a satisfação de ter um produto ou serviço feito sob medida. Marcas de luxo como Harley Davidson, Louis Vuitton e Prada adotaram a personalização para oferecer peças exclusivas para seus clientes, por exemplo, produtos de couro que são gravados de acordo com as preferências deles.

Mas mesmo indústrias baseadas em serviços, como a hospitalidade, que por anos têm baseado seus diferenciadores na criação de um serviço que é quase impecável, agora mudou de direção: personalizar a experiência do cliente para fazê-los sentir-se único tornou-se o luxo de hoje. Em uma época em que os consumidores digitalmente experientes estão consumindo conteúdos e serviços mais e mais adaptados às suas preferências e necessidades, como a personalização pode ser entregue na indústria de alimentos e bebidas?

Tecnologia claramente ajuda a acelerar o processo de personalização, oferecendo várias novas ferramentas para os profissionais da indústria: a partir de cerveja e vinho, que pode ser feito sob medida com base no DNA do cliente, a carne impressa em 3D e café com alta qualidade, veja algumas tendências que estão lentamente – mas certamente – mudando a face do setor de alimentos e bebidas.

Alimento impresso 3D

As impressoras 3D de ponta já estão em uso em vários estabelecimentos comerciais tais como padarias e cozinhas. Esta tecnologia permite que os profissionais criem projetos complicados feitos sob medida muito mais fáceis. Um exemplo é a bioimpressora que replica a textura da carne com ingredientes à base de plantas em cerca de trinta minutos. Esta tecnologia revolucionária foi concebida com a sustentabilidade em mente para responder à necessidade de uma melhor gestão dos recursos e reduzir a pegada global de carbono associada ao gado.

Cerveja e vinho baseados em DNA

A personalização pode ser muito mais elaborada do que selecionando seu próprio projeto para embelezar o café. D.N.ALE é um serviço altamente personalizado oferecido pela cervejaria britânica Meantime Brewing e da empresa de testes genéticos 23andMe. O serviço exclusivo consiste em primeiro analisar o DNA do cliente usando uma amostra de sua saliva e, em seguida, usando esse resultado identificar suas preferências exclusivas e produzir cervejas personalizadas combinando seu perfil de sabor. O preço para este serviço exclusivo é de cerca de 30.000 euros para 1.200 litros de cerveja, e por um custo adicional também é possível personalizar as etiquetas ou ter uma caneca moldada para caber na sua mão. Os resultados de um teste de DNA também podem determinar quais tipos de vinho são melhores para cada cliente.

Comida digitalizável

A Tellspec, start-up baseada na França, criou um scanner portátil que ajuda os consumidores a identificar alérgenos, nutrientes e ingredientes em seus alimentos. O scanner usa um aplicativo móvel conectado a uma ferramenta de inteligência artificial para ver os resultados e fornecer uma repartição de quantidades de açúcar, níveis de acidez e vitaminas presentes em frutas, por exemplo.

Atendimento personalizado e inovação em mixologia

Beber é uma experiência que envolve não apenas a bebida, mas também as pessoas e o meio ambiente. Mixologistas e bartenders podem oferecer uma experiência personalizada aos seus clientes. Por exemplo, um cliente pode pedir ao mixologista para preparar um coquetel com base em informações que podem incluir seus hobbies favoritos, seu humor atual ou a hora do dia. Os gerentes de F&B devem procurar vários atributos para um bartender ideal, como hospitalidade, atenção aos detalhes, gerenciamento de tempo e habilidades de preparação, mas também a criatividade e a capacidade de entreter. Bartenders apaixonados, cada um com sua própria história única, podem criar uma experiência memorável e personalizada para os clientes. O desenvolvimento tecnológico trouxe várias inovações na mixologia também, como um copo de cocktail que dá a capacidade de personalizar o sabor da sua bebida usando um app.

Café personalizado com imagens de alta qualidade

O Ripple Maker é uma solução inovadora que pode personalizar o café com imagens de alta qualidade em poucos segundos. As ondulações são feitas de gotas minúsculas do grão de café que mantêm a qualidade natural e o sabor intacto. A plataforma inclui uma máquina, um site e um aplicativo móvel. A máquina é pré-carregada com uma biblioteca de ondulações categorizadas em temas, incluindo saudações, citações inteligentes, humor do café e muito mais. Os donos da cafeteria podem personalizar os temas e também criar suas próprias ondulações através do site, com base nas preferências de seus clientes. Há uma opção para se conectar via Facebook e o próprio cliente criar por si mesmo um desenho usando o aplicativo.

Acabamos de encerrar a 57ª edição da Equipotel com muitos negócios realizados e conhecimentos compartilhados, mostrando como a semana da hospitalidade é importante para o mercado! O próximo evento acontece ano que vem, mas continue nos acompanhando para conferir as novidades do setor que podem te ajudar a renovar seus negócios, se atualizar e conhecer as principais tendências.

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