Sua marca sabe como construir um relacionamento positivo com outras marcas?

0
54

Saiba como atender com qualidade um cliente da indústria B2B (Business-to-Business)

Muitas vezes as empresas não colocam valor suficiente na construção de relacionamentos positivos com seus clientes. O termo em si,  “relação positiva”, é um pouco genérico e não é exatamente fácil de quantificar.

No entanto, especialmente na indústria B2B (Business-to-Business), o valor do relacionamento com o cliente está aumentando. Mais empresas estão adicionando equipes e especialistas em “sucesso com o cliente” para ficar em contato próximo ao consumidor. Eles perceberam que, embora mantê-los felizes seja ótimo, ter relacionamentos positivos pode fornecer informações importantes que você precisa para crescer o seu negócio.

Simplificando, os clientes são mais honestos quando confiam em você, e feedback honesto é o que você precisa para melhorar o seu produto e toda a organização. Com tudo isso dito, aqui estão algumas maneiras de construir relacionamentos positivos com os clientes B2B e ganhar a sua confiança.

Esforço extra para começar com o pé direito – muitas empresas ainda mimam os clientes até eles assinarem na linha pontilhada, para desaparecer no ar depois. Você não pode esperar que eles saibam o caminho para o sucesso de sua empresa. Em vez disso, ofereça ao cliente extenso treinamento e consultoria até que eles estejam confortáveis com o seu negócio e mantenham um fluxo constante de comunicação positiva em toda a relação.

Faça sua lição de casa antes de se envolver com um cliente – certifique-se de aproveitar um banco de dados ou solução de software de suporte ao cliente para aprender tudo sobre ele antes de procurar um diálogo profundo. Quando se tornaram cliente? Como se sentem sobre o seu negócio? Existem táticas ou estratégias específicas para trabalhar com eles? Estas informações podem ajudar na escolha do tom de comunicação e caminho da conversa.

Priorize ouvir e aprender – se você deixar, a maioria dos clientes normalmente dirá tudo o que você precisa saber para formar uma relação positiva. Em vez de formular um plano e empurrar sobre eles, sentar e ouvir seus desejos, necessidades, problemas, sucessos rende muito mais. Desta forma, você pode compreendê-los melhor e também aprender como seu negócio pode elevar os seus objetivos e estratégias ainda mais.

Em suma, não é tão difícil construir uma relação positiva com os clientes B2B. Senta, ouça e crie estratégias únicas para cada cliente. Você verá que, a longo prazo, eles valorizarão as interações personalizadas e se sentirão mais confortáveis fornecendo feedbacks honesto e autênticos quando necessário.

Acabamos de encerrar a 57ª edição da Equipotel com muitos negócios realizados e conhecimentos compartilhados, mostrando como a semana da hospitalidade é importante para o mercado! O próximo evento acontece ano que vem, mas continue nos acompanhando para conferir as novidades do setor que podem te ajudar a renovar seus negócios, se atualizar e conhecer as principais tendências.

Assine a newsletter da Equipotel!