As 5 maneiras de ajudar a impulsionar sua receita por hóspede!

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A gente sabe que é sempre uma vitória quando sobra uma receita extra no fim do mês, e queremos te ajudar a isso se tornar algo recorrente

Dicas sobre como gerar receita extra em seu hotel ou resort são sempre um privilégio, ainda mais quando abrangem o upsell, cross-sell e como alavancar áreas subutilizadas para aumentar a receita. Estas estratégias principais vão permanecer relevantes durante os próximos anos, mas existem agora novas formas de aumentar a receita por hóspede.

  1. Novas maneiras de upsell e cross-sell

Uma ótima maneira de aumentar a receita é por meio da venda de pacotes como uma oferta temática ou uma estadia com um pacote golf & sports. Outra opção é apelar para um nicho de mercado. Um hotel pet friendly, por exemplo, pode atrair um público-alvo que está disposto a pagar mais para levar o seu animalzinho em férias. Também se tornar um hotel familiar ou amigável para o público feminino pode oferecer possibilidades para vender serviços extras aos hóspedes.

Upgrades de quartos são uma forma popular para gerar receita incremental e adicionando uma seleção mais ampla de tipos de hospedagem é altamente provável que levem a um auto-upselling. Como um exemplo básico, dois upgrades de quarto que equivalem a um extra de R$250 por dia e por quarto aumentará a receita global em R$182.500 por ano. A experiência do hotel é, naturalmente, repleta de formas de upsell para os hóspedes. Outras grandes iniciativas são: check-in antecipado e check-out tardio, vendas limitadas por tempo com relógios de contagem regressiva colocados em páginas promocionais do site, invocando o princípio da escassez – onde as compras se tornam mais prováveis quando não há muitas unidades do produto ou serviço.

Como upselling, o setor do hotel oferece inúmeros métodos para cross-sell. De complementos como café da manhã, almoço e jantar, uma garrafa de champanhe à chegada ou outras opções de serviço de quarto, excursões locais e muito mais, tais iniciativas de venda cruzada podem fornecer um meio poderoso para impulsionar sua receita por hóspede.

  1. Alavancar áreas subutilizadas

Cada área de um hotel é pensada com um propósito. Alguns exemplos incluem a locação do jardim do seu hotel como local para eventos ou permitir que as empresas realizem entrevistas e recrutem funcionários em suas salas de reuniões.

Além disso, a criação de espaços compartilhados é uma ótima maneira de usar áreas subutilizadas em um hotel. Os Millennials, que são um público-alvo proeminente atualmente, gostam de passar mais tempo dentro das dependências hoteleiras em comparação com as gerações anteriores. Ao ter algumas grandes áreas comuns dentro da propriedade, como um restaurante ou bar, seus convidados não vão sentir a necessidade de gastar seu dinheiro em outro lugar. Isto é perfeito para impulsionar a receita sobre como os hóspedes se divertem e gastam seu dinheiro no local.

  1. Comunique-se com seus convidados

A chave para a comunicação é escutar seus convidados. Isso pode soar simples, mas é muitas vezes esquecido. É comprovado que um alto nível de engajamento direto com os hóspedes leva a mais receita por cada um deles. Você pode fazer isso com pesquisas de clientes, pedindo sugestões e fornecendo feedback dos clientes por meio de plataformas on-line. Tudo isso cria um sentimento de pertencimento e inclusão que aumentará a probabilidade de repetição do costume. Além disso, ouvindo boas sugestões e agindo sobre elas, seu hotel irá melhorar também.

Outro aspecto importante é garantir que os meios de comunicação sejam personalizados. Uma abordagem única soa falsa nos dias de hoje. Clientes, especialmente Millennials e Geração Z, esperam cada vez mais atendimento personalizado. Os hotéis precisam facilitar a comunicação com os seus hóspedes em todos os momentos durante a sua estadia. Ao adaptar-se às necessidades exclusivas de cada convidado, você pode otimizar sua receita com upgrades relevantes e cross-sells.

  1. O total de experiência

Ter uma experiência inesquecível nos dias de hoje tem um alto nível de importância para os hóspedes, que não querem “apenas mais um quarto”. Vender um bom serviço com uma grande experiência ajudará automaticamente no aumento da receita. Está provado que clientes de retorno gastam mais do que pela primeira vez e que a aquisição de nova clientela é nove vezes mais cara do que manter os clientes atuais.

Sabendo disso, é fácil perceber que a experiência total do cliente deve ser o foco principal. Criação de estadias inesquecíveis para seus convidados gera uma série de benefícios de efeito dominó: recomendações online, boca-a-boca positivo para amigos e família e, fundamentalmente, permite que você mantenha um relacionamento com ofertas especiais e promoções via e-mail e outros canais.

Além disso, programas de fidelidade também oferecem uma grande oportunidade de aumentar sua receita com os convidados. Há uma razão por que as pessoas comprem as mesmas marcas de comida toda semana e porque vão aos mesmos lugares de férias ano após ano. Lealdade é possível primeiramente fornecendo uma estadia excepcional e que fará com que seus convidados queiram voltar.

  1. O serviço certo no momento certo

A fim de assegurar um nível elevado de satisfação do cliente, oferecer o serviço certo no momento certo é a chave para que isso aconteça. Cada ponto da viagem é fundamental, seja antes da chegada por meio de um e-mail, durante a estadia e depois de saírem. Durante essas várias fases, hotéis necessitam planejar suas mensagens em relação ao conceito de marketing de “ciclo de vida”.

Cada etapa fornece uma plataforma para o cliente e oportunidades de engajamento e vendas exclusivas. Mas, vale lembrar, a satisfação do cliente é a prioridade – enquanto os hóspedes gostam de comprar, odeiam ser pressionados a comprar. Um vendedor agressivo pode ter o efeito oposto do pretendido e realmente repelir os clientes.

Acabamos de encerrar a 57ª edição da Equipotel com muitos negócios realizados e conhecimentos compartilhados, mostrando como a semana da hospitalidade é importante para o mercado! O próximo evento acontece ano que vem, mas continue nos acompanhando para conferir as novidades do setor que podem te ajudar a renovar seus negócios, se atualizar e conhecer as principais tendências.

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