Como influenciadores sociais podem impactar na hotelaria. O seu meio de hospedagem já utilizou essa ferramenta?

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Como as novas ferramentas digitais podem impactar no seu meio de hospedagem

Fulano de tal tem cem mil seguidores no Instagram. Ele se aproxima do pessoal de relações públicas ou gerente de marketing à procura de uma permuta completa, com  uma suíte para três noites com sua mulher ou marido, mais o fotógrafo, além de todas as refeições, alguns vales de tratamentos vip de spa e transfer de ida e volta do aeroporto mais próximo.

Você concorda e autoriza essa solicitação simples, porém ainda cara?

Alguém pode argumentar que o quarto não causou nenhum deslocamento, pois foi num meio de semana e que a refeição foi meramente o custo do alimento e assim por diante. Mas há um monte de tempo e pessoal envolvido em garantir que este indivíduo receba um tratamento VIP adequado. Cada vez mais, tais personalidades das mídias sociais são conhecidas por serem altamente exigentes para obter aquilo que querem.

Você vai ver algum retorno? Qual é o verdadeiro valor monetário de uma única foto do Instagram ou postagem do Facebook? Alguém pode dizer honestamente que há algum retorno aqui para o hotel?

Antes da ascensão dos influenciadores digitais, a prática padrão era que a mídia enviava pedidos que poderiam ser categorizados pelas publicações que representavam. Sua equipe tinha a possibilidade de facilmente confirmar tudo sobre o indivíduo, desde a reputação profissional até mesmo a veracidade da solicitação. Simples e muito eficaz quando se tinha uma equipe de RP sólida.

Mas na era digital, os olhos já não têm paciência para um editorial de 800 palavras descrever melodicamente a verdadeira beleza de um destino. Mas, assim como a circulação dos veículos impressos caiu, as edições digitais ainda têm de pegar fôlego. E os consumidores não se converteram diretamente, eles têm ido para outro lugar.

O cliente viajante ainda está procurando informações com as pesquisas do Google como o ponto de partida típico nesta jornada. Após as pesquisas de pré-requisito no TripAdvisor, as OTAs e outros blogs de viagens, os potenciais hóspedes podem se aprofundar em sites da marca ou propriedade para ajudar no processo de tomada de decisão. Muitas vezes, os artigos ou anúncios de mídia tradicionais criam alguma conscientização que impulsiona uma pesquisa de propriedade específica.

As métricas sobre essa abordagem digital foram bem documentadas. Os gerentes de receita são versados na eficácia de várias atividades promocionais projetadas para converter olhares em receita. Mas onde as mídias sociais entram nessa equação? Fulano de tal ter cem mil seguidores significa que todos eles vêem seus posts? Sabendo o quão rápido os espectadores percorrem seus feeds no Instagram, por quanto tempo cada pessoa realmente interage com este post?

Você pode se debruçar sobre ele, mas a menos que seja exatamente o que você queria procurar naquele ponto em particular no tempo, tais lugares são meramente ruído digital. Indo mais fundo, por que esse influenciador social tem um monte de seguidores? É porque estão inseridos no mundo da moda, comida ou viagem? Em caso afirmativo, que percentagem desses seguidores se sobrepõem ao seu destino em termos de demografia, geografia e interesses alvo? As chances são de que este cruzamento seja muito pequeno.

Uma ressalva notável para estas colocações é que existem algumas exceções, particularmente para funções auxiliares de negócios. Para spas, casamentos e jantares, influenciadores podem ser bastante útil na geração de consciência crítica. Apenas certifique-se de selecionar o que são direcionados a esses segmentos.

Acabamos de encerrar a 57ª edição da Equipotel com muitos negócios realizados e conhecimentos compartilhados, mostrando como a semana da hospitalidade é importante para o mercado! O próximo evento acontece ano que vem, mas continue nos acompanhando para conferir as novidades do setor que podem te ajudar a renovar seus negócios, se atualizar e conhecer as principais tendências.

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