O Santander estreou este ano na Equipotel. Durante os quatro dias os visitantes puderam conhecer o estande do Santander, banco oficial do evento desta 57ª edição. Os fornecedores, profissionais da hospitalidade e visitantes em geral puderam conhecer as linhas de crédito para curto e longo prazo e outras para segmento de hotelaria. As ofertas completas você fica sabendo aqui.

Uma das propostas do banco para empreendedores é o Programa Avançar. Uma modalidade gratuita e online que conta com conteúdo exclusivo para quem está começando o seu negócio. Para explicar como funciona o Programa Avançar e como o setor de hospitalidade pode se beneficiar, fomos até a sede do banco em São Paulo para entrevistar Emanuelle Magno, Superintendente do Segmento de Negócios & Empresas. Confira a entrevista:

Equipotel: Como se iniciou o Programa Avançar?

Emanuelle Magno: O programa é uma iniciativa global do banco, desde 2015. O banco decidiu oferecer para os clientes, pessoa jurídica de pequenas e médias empresas, conteúdos que os apoiem na gestão, evolução e inovação do seu negócio.

Além de conteúdo altamente relevante, há troca de conhecimento e contato com especialistas do banco e do mercado a respeito de temas relevantes para o crescimento do negócio da hospitalidade.

Equipotel: E como o banco estruturou esse projeto para que atendesse essas demandas?

EM: O banco já possui uma estrutura global que acompanha a gestão do negócio da pessoa jurídica, e o Avançar se estabeleceu dentro dessas áreas. Temos ofertas financeiras, que contam com os serviços de banco e empréstimos, e ofertas não financeiras, que entram no Avançar.

Desde 2015 temos uma equipe dedicada à gestão do Programa:  o portal, eventos no Brasil  em que as equipes comerciais regionais em contato com os nossos clientes especialistas de investimentos, em gestão de fluxo de caixa, em BNDES, em energia fotovoltaica, temas muito importantes para a gestão do negócio e também para a inovação.

Hoje o Santander é o maior banco internacional com distribuição de varejo no Brasil e usamos essa escala de varejo para colocar informações (nos eventos) de como ser global à disposição do nosso cliente.

Equipotel: Os eventos com especialistas são realizados por segmentos de mercado ou é único para todas as PMEs?

EM: As equipes comerciais regionais convidam os clientes do banco. Como nossos  gerentes de relacionamento já conhecem as necessidades de cada cliente, tudo fica mais fácil.

O convite também pode ser feito para outras empresas que não necessariamente são clientes do banco, mas que tem interesse no assunto.

Equipotel: Para participar do programa é necessário algum investimento da empresa?

EM: Nenhum investimento. Entendendo quem é o  empreendedor, a gente tem de reconhecer que uma pessoa física que conduz aquele negócio muitas vezes está estruturando a empresa mas ela quer conteúdo e informação para se planejar melhor. O novo portal que a gente lança no final do ano vai poder ser acessado pela PF ou PJ, com custo zero.

Equipotel: Quais são as ofertas do Programa Avançar, além do portal e eventos?

EM:  Temos uma outra frente que é a de parcerias. O banco apoia startups que disponibilizam soluções para pequenas e médias empresas. Nós damos essa visibilidade para essa solução no portal Programa Avançar, e se uma empresa tem interesse, se beneficia de um desconto nesse serviço através do portal. Escolhemos criteriosamente esses parceiros, que têm um valor incrível. O cliente acessa o serviço por um preço mais baixo. E o parceiro que amplia a visibilidade e a rede de contatos. Todos os envolvidos saem ganhando.

Equipotel: Como os empreendimentos de hospitalidade podem utilizar esse programa para melhorar os seus projetos?

EM: O que eu destaco para o público de hospitalidade é o Programa Universitários Empresas que está dentro do Programa Avançar. Dois grandes negócios do banco é o Santander Universidades e a Universia, que é uma empresa do conglomerado. O Santander Universidades é uma divisão de negócios em que a gente se relaciona com universidades do mundo inteiro e dentro de uma estratégia nós concedemos bolsas para estudantes universitários e programas de estágio.

Então o que nós fizemos: pegamos 1100 bolsas do Universidades, e disponibilizamos para os clientes PJ do Santander.

Equipotel: Como que funciona na prática para o setor?

EM: Conectamos estudantes universitários, com aquele cliente do banco, o Santander paga 700 reais de bolsa para esse universitário e a empresa entra com 300 reais. É um estágio que dura 4 meses, dentro do contexto Universitários Empresas, com essa participação de 70% do banco e 30% da empresa e ele terá essa especialidade que necessita.

Como a gente tem turismo, hotelaria e outras diversas frentes de estudos que tem a ver com a hospitalidade, eu vejo o programa como uma grande oferta para o nosso cliente aproveitar e ter estudantes universitários como parte da empresa.

Equipotel: Qual é a adesão desses estagiários nas empresas?

EM: Temos um índice de satisfação muito bom, 56% que chegam nas empresas clientes do banco através do programa ou são efetivados ou tem o contrato de estágio renovado pela empresa. A partir daí fica mantido pela empresa 100%, acabando o vínculo com o banco.

Equipotel: Existe algum case para mencionar?

EM: Tivemos uma empresa que contratou uma estagiária de comunicação, ela criou a página do Instagram da empresa. Ela faz marketing e criou essa página com um viés de e-commerce e negócio digital. O resultado foi um crescimento de 30% de faturamento da empresa depois da página.

O Programa Avançar pode ser acessado aqui!