A iluminação na indústria da hospitalidade não é apenas para o quesito beleza, ela pode ajudar em vários outros quesitos – inclusive a te render novos negócios
Projetar uma boa iluminação para hotéis é mais que usar produtos da moda e que são tendência. Trata-se da alta qualidade que proporciona uma luminosidade eficiente e melhora na experiência dos hóspedes, seja por meio de jogos de luz de quarto multifuncional ou peças de áreas públicas ousadas.
A iluminação realmente faz a diferença ou quebra a experiência do viajante, algo ilustrado em uma pesquisa extensiva recente que sugere que de 10.000 comentários sobre hotéis, a maioria de convidados queixaram-se sobre dimmers ou a má e escassa iluminação em seus quartos. Para não cair nesses problemas, ao projetar a iluminação de seu empreendimento, opte por perspectivas múltiplas – a partir do hoteleiro, do designer de interiores e acima de tudo do hóspede.
- Estética
A primeira coisa a considerar é a estética do produto e se ele se encaixa dentro do conceito de projeto total. Os designers estão indo além dos limites, sempre olhando para criar esquemas interiores únicos que oferecem algo diferente e, inevitavelmente, a iluminação é uma parte essencial disso. E quando o assunto são os quartos, adicionar diferentes tipos de iluminação no ambiente e criar uma atmosfera no que se tornou um espaço cada vez mais multifuncional é um bom caminho a seguir.
Ninguém quer especificar produtos ultrapassados e para misturar o desejo do convidado que quer bastante luz e o desejo do hoteleiro que quer baixos custos da energia, o LED continua sendo a melhor opção, com possibilidades que vão desde o controle de posição da luz pelos convidados, até mesmo a baixa emissão de calor da fonte luminosa.
- Deixe haver luz (suficiente)
Como realçado pela pesquisa, a iluminação é mais do que apenas sobre a criação do fator WoW. Uma das maiores queixas é que os quartos são insuficientemente iluminados para trabalhar. Por isso, se deve criar os níveis de luz padrão da marca após pesquisas de nível de luminância (lux) dos ambientes.
Foi-se o tempo em que um quarto de hotel era apenas para dormir. Ele tornou-se camaleônico, um lugar para comer, dormir, trabalhar, relaxar e o esquema de iluminação precisa refletir a variedade de usos e gerar os níveis de luz corretos para atender a todas essas funções.
- Qualidade e funcionalidade
Produtos precisam ser projetados para resistir a manipulação frequente e muitas vezes vigorosa, porque os de qualidade doméstica não vão durar 2 minutos no ambiente hoteleiro. É preciso ir atrás de equipamentos que reflitam os mais altos padrões de engenharia e acabamento na combinação certa de preço e qualidade. Os hóspedes querem hotéis para se sentir como numa casa de luxo e que a iluminação em particular reflita isso – elegante, mas funcional.
- Eficiência
Misturar o estilo de vanguarda com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos está se tornando mais importante do que nunca. Mas, constantemente, é preciso uma avaliação se é possível criar uma experiência de iluminação melhor para o hoteleiro, economizando dinheiro em execução e custos de manutenção.
Nesse quesito, os LEDs são uma fonte de luz essencial em muitos espaços de hospitalidade e enquanto não respondem a todos os requisitos de iluminação possível, tem oferecido possibilidades inimagináveis de design ao integrar sua tecnologia em um grande leque de acessórios para economia de energia futura.
- Orçamento
Criar um produto personalizado para os clientes está se tornando cada vez mais comum e é uma grande parte do que muitas empresas vêm fazendo. Para isso, é imprescindível a combinação de design, detalhes e fonte de luz para finalmente definir o nível de preços. E as decisões para orçamentos mais enxutos não significam cortar qualidade, mas ser flexível e inteligente na fabricação para dar o mesmo olhar geral, com preços mais baixos.
A Equipotel 2019 é palco para as principais discussões do mercado e das tendências para os próximos anos. Assine nossa newsletter para se manter atualizado e faça agora seu credenciamento – que é gratuito para todos os profissionais do setor – para fazer parte desse ponto de encontro exclusivo.