Por dentro do boom dos hotéis boutique

0
146

Como uma força crescente na indústria da hospitalidade, muitos se perguntam, o que separa os hotéis boutique dos tradicionais?

A popularidade dos hotéis boutique tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Originalmente cunhado por Steve Rubell em 1984 para descrever o Morgans como uma boutique, desde então o termo tem sido usado como forma de classificar muitos pequenos novos hotéis, sub-hotéis dentro de grandes marcas e uma vasta maioria de hotéis de luxo.

Como uma força crescente na indústria da hospitalidade, muitos se perguntam: o que separa os hotéis boutique dos tradicionais? Em grande parte, caracterizado por seu tamanho menor, serviço personalizado e urbanidades, muitas vezes, o intimismo é o ponto alto na diferenciação entre um e outro estilo de hospedagem. “Eles tendem a ser menores em tamanho, o que resulta em um ambiente mais intimista, permitindo que as equipes do hotel possam entregar serviços experiências personalizadas a todos os convidados a todo instante”, afirma o CEO de uma grande rede hoteleira.

O tamanho continua a ser uma das características principais de hotéis boutique, e geralmente não mais de 100 quartos estão disponíveis. Muitos dos estrelados representantes desta vertente têm, em média, 20 a 60 deles, o que faz a interação de convidados e staff, do check-in ao serviço de quarto, ser uma constante durante a estadia.

Outro grande atrativo dos hotéis boutique é o seu ambiente muitas vezes urbano e uso de pessoal localmente familiar, o que gera uma sensação de acolhimento maior aos hóspedes. A maioria está localizada em áreas populares, mais movimentadas e repletas de turistas. São rotineiramente referidos como hotéis de luxo, classificação geralmente exata.

Além das especificidades básicas, hotéis boutique estão entre os muitos investimentos de alto custo para a indústria hoteleira. De alta escala, com designs de interiores marcantes, tecnologia de ponta, comida e bebidas gourmet, entre outras comodidades de primeira classe, eles não poupam gastos quando se trata de ficar no topo.

Enquanto os hotéis boutique pareciam ter surgido como uma tendência momentânea, eles têm crescido desde então, com uma taxa de 4,8% nos últimos cinco anos, num mercado de mais de 7 bilhões de dólares. Embora a indústria da hospitalidade seja imprevisível, é evidente que eles chegaram para ficar e nos próximos cinco anos espera-se um crescimento de 3,2%.

A Equipotel 2019 também é palco para as principais discussões do mercado e das tendências para os próximos anos. Assine nossa newsletter para se manter atualizado!

Assine agora