03 dicas para otimizar a gestão de receitas dentro de um hotel

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Aprimore seus processos e o controle de suas finanças

A gestão total de receitas é um conceito muito discutido em hospitalidade, mas que ainda hoje causa bastante confusão. Simplificando, é a administração de receitas de todas as fontes em um hotel, seja ela da RevPAR e GOPPAR, para o restaurante, bar, spa e ginásio, até atividades e excursões, que abrange cada fluxo de renda único.

  1. Otimize todos os fluxos de receita do seu hotel

Para integrar um sistema de gerenciamento de receita que produz um desempenho aprimorado, é essencial revisar e otimizar cada uma de suas fontes. Estas incluem, mas não estão limitadas a:

– Quartos: o driver de receita central de qualquer hotel. Mas, o desempenho da receita do seu quarto é tão bom quanto pode ser? Você realiza revisões periódicas com novos desenvolvimentos da indústria em mente, com o objetivo de impulsionar receitas mais elevadas? Onde podem ser feitas melhorias? Você está olhando para a receita de linha superior, bem como a rentabilidade e usando KPIs? Estas são apenas algumas das perguntas que sustentam a execução bem-sucedida do gerenciamento de receita hoteleira.

– Alimentos e bebidas: geralmente vem de três áreas distintas, mas relacionadas: restaurante, bar e serviço de quarto. Uma revisão pode incluir uma pesquisa com o hóspede. Quanto mais específica é, mais insights você pode ter para uma estratégia revitalizada. Por exemplo, feedback consistente sobre a qualidade, preço, serviço, ambiente, experiência geral e promoções potenciais podem revelar-se crucial. Alguns KPIs de alimentos e bebidas para focar como parte de uma estratégia de gerenciamento de receita incluem: REVPASH (receita por assento disponível por hora), tempo por rotação da tabela, número de clientes, eficiência de assentos e produtividade da equipe (atendimento e cozinha).

– Eventos corporativos, spa, lazer e outros drivers de receita: alugar espaço para eventos corporativos, como reuniões, conferências e até mesmo um escritório de coworking, bem como oferecer eventos de treinamento corporativo, palestras e aulas são fluxos de receita potencialmente lucrativos. Isso também permite que se gere receitas em outros lugares, em particular alimentos e bebidas, oferecendo oportunidades promocionais para outros serviços. Se outros fluxos não forem totalmente aproveitados, você pode projetar campanhas promocionais para hóspedes e, se aplicável, clientes locais. Isso vale para áreas de negócios, como o spa, academia, campo de golfe, eventos e excursões exclusivas que você pode oferecer.

  1. Consumo e estadia

Períodos mais curtos de hospedagem podem gerar mais receita para hotéis em demanda, já que os hóspedes são geralmente mais propensos a gastar uma quantidade maior por dia na sua estadia dentro de um prazo menor, em comparação com um mais longo. A baixa temporada é o momento perfeito para integrar ofertas em pacotes de serviços com o objetivo final de impulsionar as despesas dos hóspedes.

Isso pode incluir, por exemplo, promoções de refeições, como um menu especial de jantar, happy hour, uma taxa de spa especial entre horas específicas e reserva de noites adicionais com um desconto incremental em cada nova data. Durante períodos de ocupação total ou perto, os esforços podem ser feitos em todas as divisões do hotel para aproveitar as oportunidades de venda.

Em vez do foco principal ser a condução de receitas, vale cultuar a melhora na experiência dos hóspedes por meio de upselling inteligente, cross-selling e promoções, que vão resultar no primeiro foco de qualquer maneira.

  1. Desenvolva uma cultura de gestão total da receita em toda a empresa

Um foco generalizado na gestão total de receitas no hotel pode criar a base necessária para o crescimento subsequente. De drivers de receita central, como quartos, alimentos e bebidas até geradores de renda periférica, como máquinas de venda automática, vendas de fotos impressas e mantimentos, o foco da força de trabalho instilada na gestão de receitas forma um alicerce de sucesso. Isso não significa apenas a equipe de gestão.

Espalhar esse conceito de gerentes de departamento, passando por supervisores, até posições de nível de entrada pode ter um impacto poderoso.

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