Como o PMS pode ser a solução para os desafios do seu negócio?

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Saiba como escolher uma plataforma que atenda às demandas do seu negócio, com bom custo-benefício

De acordo com recente estudo, cerca de um quarto dos orçamentos de software para hotéis (26%) vai para sistemas de gestão de propriedade (PMS). Com esse investimento bastante robusto, o PMS é, muitas vezes, esperado para resolver um amplo escopo de desafios de negócios. Porém, como esse cenário evoluiu, uma plataforma desatualizada pode não ser projetada para resolver os problemas de uma infraestrutura moderna. A pesquisa indica que mais de um terço dos hotéis podem estar vivendo essa realidade, com 30% planejando mudar seus fornecedores de PMS e outros 8% afirmando que atualizarão os sistemas existentes.

Veja como o PMS pode resolver problemas comuns, incluindo funcionários e operações ineficazes, bem como dados de convidado desprotegidos.

PROBLEMA: FORÇA DE TRABALHO DE BAIXO ALCANCE

Solução: um PMS baseado em nuvem com suporte técnico responsivo

Colaboradores felizes são frequentemente os mais produtivos e têm um impacto direto nos lucros. Fornecer à equipe uma tecnologia que pode facilitar o trabalho não só aumentará a produtividade, mas também a satisfação dos funcionários. Para um CEO de uma rede de hotéis boutique, “um staff mais feliz trata os hóspedes melhor; esses, por sua vez mais satisfeitos, gastam mais, o que se traduz em maior receita para a propriedade”.

Os hotéis podem tornar os funcionários mais produtivos utilizando um PMS baseado em nuvem. Isso é particularmente útil para hotéis menores, onde o trabalho da equipe abrange várias funções dentro da organização e precisa de acesso ao PMS com aviso prévio. A produtividade dos funcionários também é diretamente afetada pelo suporte do atendimento ao cliente que recebem do provedor de PMS. Nenhum funcionário quer passar horas no telefone sem resposta. Vale certificar-se do engajamento dos profissionais dessa área, e ainda se a opção contempla sistema de chat em tempo real para resolução de problemas.

PROBLEMA: SERVIÇO AO CLIENTE APAGADO

Solução: interface do funcionário

Um sistema de gerenciamento de propriedade que oferece pouco ou nenhum perfil do histórico de convidados pode ter um impacto negativo sobre como os clientes sentem que foram tratados pelo pessoal da recepção.

Opte por um PMS que ofereça uma relação simples de usabilidade. Uma interface fácil permite que não seja preciso acessar várias telas, tornando a visualização de reservas e opções de faturamento muito mais fácil e eficiente. Podem ainda incluir check-ins e check-outs simplificados, pedidos de hóspedes, status de limpeza e manutenção de quartos.

Adicionalmente, um PMS pode contribuir para uma experiência positiva do serviço de atendimento ao cliente quando permite que se visualize rapidamente informações, como lembretes de aniversário.

PROBLEMA: OPERAÇÕES INEFICIENTES

Solução: integração com as principais aplicações do sistema hoteleiro

Um PMS deve ter como atributo-chave a união de canais de reserva, recursos contábeis, métodos de pagamento e ferramentas de dados em uma única tela. É preciso eliminar a necessidade de navegar por vários aplicativos para realizar uma tarefa ou operação, facilitando o monitoramento das finanças e das receitas. Outra solução é a fazer diferentes POS dentro do hotel conversarem com o PMS, para que os clientes tenham em mãos apenas um relatório final contendo todas as taxas no final da sua estadia quando forem realizar o check-out.

As funcionalidades podem se estender ao sistema de limpeza, gestão de terceiros e até incluir Inteligência Artificial para conversas por meio de mensagens de texto, permitindo que os hóspedes interajam com o hotel antes mesmo de chegarem, e sem terem de ser colocados em espera durante um momento agitado na recepção.

PROBLEMA: DADOS DESPROTEGIDOS

Solução: medidas de segurança rigorosas

O PMS também é um componente importante para manter os dados dos hóspedes seguros, e opções na nuvem são mais confiáveis que os sistemas típicos baseados em servidores localizados na propriedade. Além disso, outro benefício é a constante atualização da plataforma e apps, o que, ao ser feito internamente, pode não apenas ser um trabalho árduo como cada vez mais difícil de administrar, com considerações sérias em relação à segurança. Aliado ao departamento de TI, torna-se possível manter seus próprios padrões em relação à confiabilidade sistêmica, podendo ainda integrar dados externos e internos para back-ups, rotações de back-up, segurança, monitoramento e muito mais.

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