Como proporcionar a melhor noite da sua vida aos hóspedes

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Uma preocupação de 51% da população mundial é a privação de sono, e 18% sofre com problemas de insônia. Esta falta de qualidade em uma noite de sono tem grande impacto sobre a saúde e também no que diz respeito a economia, devido à redução da produtividade, aumento nos custos de acidentes de trabalho e tratamento de doenças.

A grande maioria das pessoas com distúrbios do sono relata que conseguem dormir melhor em hotéis, mas reclamam também de barulho de outros hóspedes nos corredores, de unidades de ar-condicionado e colchões desagradáveis. Quando questionados em pesquisas, gestores hoteleiros sabem que é preciso gerenciar ruído, proporcionar temperatura ambiente ajustada e uma cama mais confortável ou travesseiros melhores.

Pensando nisso, hotéis, spas e resorts mundo afora estão se posicionando para ajudar os hóspedes a abordar essas dificuldades e melhorar sua qualidade de sono. As empresas estão desenvolvendo estratégias baseadas em evidências para melhorar a experiência e fornecer um aspecto educacional, aproveitando insights holísticos da medicina do sono comportamental.

Com quartos projetados para ajudar os hóspedes a relaxarem logo ao entrar, os elementos-chave são:

  • Paleta de cores suaves, com tons neutros e relaxantes.
  • Janelas de painel triplo para bloquear o ruído com cortinas blackout grossas. O quarto tem que ser calmo e escuro; os hóspedes não devem poder sons acima de 60 decibéis e nenhuma luz que vem por meio das cortinas ou da porta pode interromper o sono.
  • Relógio analógico no lugar do digital.
  • Dimmers para ajuste da iluminação, para que os hóspedes possam se preparar lentamente para dormir.
  • Temperatura ambiente entre 15 e 19 graus Celsius – isso varia de acordo com a preferência de cada pessoa.

Algumas marcas estão tão empenhadas que oferecem até mesmo um menu de travesseiros, serviço de alerta da recepção para desligar gadgets, comfort food para ajudar a dormir, e até mesmo serviço de meditação e ioga garantir que os clientes atinjam o estágio de relaxamento total.