Diversidade na indústria da hospitalidade

Interagir com pessoas de diferentes origens culturais, raças, credos, idades e orientações afetivas é fundamental, e a indústria de hospitalidade também deve entender e apreciar essas diferenças. Para este fim, é essencial treinar equipes para que abracem o público em sua total diversidade.

Mais que isso, a diversidade no local de trabalho reforça e incentiva a compreensão e melhora a hospitalidade. Empregar pessoas de diferentes origens de vida e nacionalidades, cultivando uma reputação positiva entre sua clientela, é um benefício concreto para qualquer companhia. Uma força de trabalho diversificada permite uma cultura organizacional positiva, constrói uma compreensão corporativa mais forte e se posiciona como uma operação de destaque.

Naturalmente, a diversidade não vai acontecer de maneira orgânica. É preciso planejar desde o início e incentivá-la conscientemente. Uma vez que a indústria da hospitalidade requer flexibilidade, você tem todas as razões para abraçar essas diferenças. Confira abaixo algumas dicas para tornar seu ambiente de trabalho mais plural.

  • Questione: ao contratar, promover ou demitir, pergunte-se se estaria tomando a mesma decisão se as características (raças, credos, idades e orientações sexuais) do funcionário fossem o oposto do que são.
  • Reconheça: pessoas são diferentes umas das outras e não há nada de errado nisso. Não se afaste dessas diferenças e tenha em mente que parte do reconhecimento da diversidade é aceitar personalidades e estilos distintos.
  • Busque: se você tem funcionários sub-representados, conectá-los com um mentor semelhante, idealmente dentro de sua própria organização, fará a confiança e engajamento aumentarem.
  • Pratique: ao considerar promoções de cargo, se dois ou mais candidatos parecem igualmente qualificados, pode fazer sentido fazer a escolha que promove a diversidade.
  • Treine: treinamentos de polarização inconsciente ajudam a equipe a reconhecer quando sua tomada de decisão é influenciada por vieses culturais – e muitas vezes inconscientes. Oferecer treinamento de viés implícito para toda a sua equipe pode resultar em benefícios mensuráveis.

A indústria da hospitalidade tende para a diversidade inerente, mas não deixe que isso leve a um estado de complacência. Há sempre espaço para melhorias. E lembre-se: este é um investimento de longo prazo. Você não verá retornos imediatos. Mas se trabalhar nele, seu negócio se tornará mais forte e robusto.