5 maneiras fáceis de reduzir o turnover na recepção

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Algumas ações podem ajudar a manter uma equipe eficiente e contente com a forma de trabalho da sua marca

Em qualquer treinamento de hospitalidade em todo o mundo, uma questão que sempre aparece é em relação ao turnover, ou seja, a rotatividade de pessoal. Certamente, trabalhar na recepção pode ser estressante, já que estamos lidando com hóspedes que estão chegando depois de um longo dia de viagem, onde podem ter ocorrido perturbações e frustrações e, portanto, estão propensos a reações exageradas.

Embora muito tenha mudado e a tecnologia esteja presente cada vez mais em nossas vidas, a arte de recepcionar ainda é um negócio apenas de caráter humano. Então, com tantos desafios e a peculiaridade de necessitar obrigatoriamente de pessoas, qual a chave para a redução na rotatividade de pessoal nessa área.

 

  1. Divulgue a escala de trabalho da equipe com antecedência para permitir que os funcionários possam planejar suas vidas pessoais. Uma das maiores reclamações dos recepcionistas é a respeito de horários divulgados no último minuto. Todos sabemos que hotelaria é um negócio 24/7, mas podemos fazer o máximo possível para deixar nosso staff confortável.

 

  1. Honre os pedidos de folga quando possível. Use, é claro, o sistema “é a sua vez”, mas se um associado raramente solicitou um dia de folga e o faz, seu pedido deve ser levado em consideração. Seja tão flexível quanto possível ao permitir que a equipe providencie sua própria troca de agenda.

 

  1. Se o seu orçamento prevê um pequeno fee para celebrações, talvez comemorar o aniversário dos funcionários com um bolo, balões e comprar um cartão para todos assinar seja um bom negócio. Se não for possível, uma simples mensagem de feliz aniversário em um quadro branco assinado pela equipe trabalhando naquele dia vale o esforço.
  2. Reconhecê-los nos comentários de hóspedes positivos. Não apenas encaminhar uma revisão positiva com uma pequena nota por e-mail. Em vez disso, parabenizar e mostrar os feedbacks na reunião semanal do departamento e também no balanço mensal. Notas de agradecimento manuscritas também são maravilhosas.
  3. Mostre sua preocupação e apreço com os funcionários da recepção em dias mais corridos, onde não conseguem nem mesmo relaxar durante a pausa para refeição. Para descontrair, peça uma pizza, por exemplo, para ser rapidamente apreciada em equipe. Nos dias de extremo calor, porque não bonificar o staff com bebidas refrescantes e mesmo gelatos disponíveis nas breves pausas. E mais, autorize os recepcionistas até mesmo a pedir um café da manhã ao serviço de copa, naquele domingo lotado de check-outs, quando ninguém tem tempo para intervalos.

Ao tratar a equipe de recepção mais intimamente e engajar-se pessoalmente com eles, você será capaz de aumentar a lealdade e reduzir o desejo de mudança.