Arquitetura de hospitalidade: um exemplo de uma abordagem holística do design

A ideia por trás do hotel design idealizado em Mascate, capital e maior cidade do Sultanato de Omã, que mescla hotelaria, serviço de apart e escritórios, tinha como objetivo criar um conceito de design exclusivo em uma área perto do aeroporto principal. O resumo era composto por três componentes principais: hotel, serviço de apartamentos e escritórios.

Para dar vida ao conceito, foi adotada uma abordagem que resultaria em um esquema integrado, onde existia uma solução holística para proporcionar uma estética contemporânea, mas atemporal, enquanto aspirante a longevidade em arquitetura, estilo e função. Em outras palavras, os arquitetos responsáveis queriam oferecer uma alternativa elegante para as acomodações, muito comumente banais ou na moda nesta categoria de hospitalidade. O projeto proposto acentuava o movimento dinâmico por meio de terraços da estrutura, que forneceriam dosséis de sombreamento muito necessários e vistas dos aviões pousando e decolando com o Golfo de Omã de fundo.

Internamente, a equipe de design criou um espaço contemplativo com uma presença de “tour de force” através de um telhado vitrificado que banha um átrio central com uma deslumbrante luz natural superior, enquanto um recurso dramático e expansivo central de água apresenta a ilusão de flutuantes ilhas para atividades funcionais tais como recepção e assentos. Este ambiente é a primeira experiência dos visitantes como o ponto de chegada principal e espaço de entrada para o hotel, servindo como o foco de atividade chave, com um restaurante, cafés e acesso a núcleos de circulação para os andares do hotel, banquetes, áreas de lazer e estacionamento.

Um dos executivos envolvidos no projeto acredita ser extremamente importante oferecer aos visitantes de negócios e turistas uma experiência memorável, que poderia inspirá-los a retornar ou contar aos amigos e colegas, não importando a duração da estadia. Para conseguir esse impacto, foram pensados elementos primordiais para dar uma sensação totalmente inesperada e que combinasse criativamente com os elementos de design, como a luz natural, orientação, espaço e volume, que resultou numa solução final extraordinária.

Com foco ainda em maximizar a eficiência de todo o complexo em seus vários componentes, considerando requisitos como entradas independentes e dedicadas de estacionamento e manutenção, o projeto permite que cada componente seja servido por núcleos independentes em prática, em conformidade com as exigências do código local.

Já voltando a forma holística, a abordagem foi conseguir mais com menos. Cada parte desta arquitetura desempenha importante papel funcional, com nenhuma decoração supérflua. A linguagem dos elementos essenciais é assertiva, tais como as saliências no grande dossel que atuam como dispositivos de sombreamento. A área principal de lazer, incluindo uma piscina exterior, idealmente localizada, ao nível do telhado, com áreas paisagísticas e vista aberta para o aeroporto e o oceano.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação