5 táticas de marketing para popularizar seu negócio

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Na indústria hoteleira, a concorrência é feroz, exigindo que as empresas sejam cada vez mais criativas com suas estratégias de marketing a fim de se destacarem em seu campo. Não admira que os líderes do setor desenvolveram estratégias inovadoras nesse campo que podem ser traduzidas para caber em quase qualquer outro tipo de negócio. Aqui estão algumas delas:

 

Atender ao desejo do comprador para uma experiência inovadora

Muitas empresas hoteleiras estão descobrindo que os viajantes modernos procuram mais que apenas uma cama e serviço de quarto. Com a ascensão da Airbnb e outros serviços de compartilhamento de hospedagem, numerosas opções existem agora e com condições bem mais atraentes. Estudos sugerem que estas opções são especialmente populares para millennials de negócios que fazem viagens mais frequentes do que seus colegas mais velhos. Mas esses viajantes também quererem gastar menos tempo em seus quartos no hotel. Em resposta, empresas hoteleiras estão agressivamente usando o marketing para mostrar que oferecem experiências como meet’n’greets, badalados happy hours, aulas de ioga, entre outros. Tal direcionamento ilustra perfeitamente a segmentação da audiência sofisticada, uma estratégia que qualquer empresa pode usar para criar um plano de marketing mais eficaz.

De olho nos clientes fiéis

Se há uma área onde as grandes redes hoteleiras sãos eficazes ao extremo é em inovar a experiência que oferecem para os seus clientes mais fiéis. Claro, cada cliente é importante e deve receber um tratamento excepcional, mas o setor sabe que clientes recorrentes fornecem uma fonte barata e confiável de renda, então apostam tudo quando se trata de cortejar sua lealdade contínua. Nesse âmbito, a tecnologia móvel vem facilitando para as marcas se conectar com seus clientes habituais. Por exemplo, gigantes da indústria como Marriott, Hyatt e Hilton têm continuado a adicionar funcionalidades aos seus apps de programa de recompensas, dando aos hóspedes a opção de ações como selecionar quartos específicos, check-in on-line ou mesmo conversar com um membro da recepção, por exemplo, para que eles possam fazer pedidos sem ter que pegar o telefone do hotel ou visitar o front-desk.

Promova funcionários como ‘embaixadores’ de mídia social

Um importante aspecto sobre mídias sociais e compartilhamento de conteúdo é que eles permitem que marcas forneçam aos clientes o ponto de vista de um “insider” ou especialista para um tópico relevante. Os funcionários da empresa são uma das fontes mais consistentemente subutilizados para este conhecimento. Muitas empresas hoteleiras colocam seus empregados à frente de suas plataformas de mídias sociais e outros canais de conteúdo, onde eles podem fornecer insights exclusivos para os hóspedes ou levá-los aos bastidores de vários departamentos para um olhar dentro da organização.

Pense fora da caixa ao criar conteúdo

A maioria das empresas ama o conceito de conteúdo de marketing porque é barato e com potencial para originar um ROI significativo quando praticado corretamente. No entanto, muitos líderes estão satisfeitos apenas usando, por exemplo, o blog da empresa como uma saída para o conteúdo e param por aí. Porém, cada vez mais hoteleiros estão provando que pensar criativamente sobre conteúdo apresenta novas oportunidades para se envolver com clientes em um nível mais substantivo. Um dos exemplos mais notáveis é o Four Seasons, marca reconhecida em todo o mundo pelo seu compromisso em fornecer luxo para seus hóspedes ao longo de sua experiência. A empresa produz conteúdo regular para sua revista de mesmo nome, continuando a tradição de luxo e oferecendo aos clientes um vislumbre através da lente do estilo de vida Four Seasons em destinos e atividades da marca.

Personalize a sua mensagem sempre que possível

Empresas hoteleiras têm acesso a um enorme cache de dados relativos às preferências dos seus clientes, e as melhores organizações usam esta informação para entregar mensagens intensamente personalizadas que mantém seus convidados fidelizados. Veja o exemplo do Ritz-Carlton: quando o filho de uma família deixou um bicho de pelúcia em uma propriedade do hotel, não só os pais receberam o brinquedo pelo correio alguns dias mais tarde, mas também receberam uma série de fotos mostrando o bicho de pelúcia em várias aventuras pelo hotel – essencialmente uma mensagem de marketing projetada para avisar a família como poderia ser sua próxima estadia.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação