Atendimento ao cliente: como otimizá-lo na hotelaria

0
391

O que diferencia os melhores serviços de hotel?  Os hoteleiros em destaque proporcionam vantagens aos seus clientes, coordenando uma complexa rede de funcionários e fornecedores externos para entregar, cada um à sua maneira, o desejo de seu hóspede.

O desafio comum que todos confrontam neste processo é a comunicação. É uma preocupação partilhada em toda a indústria e o que integra qualquer planejamento. Feita de forma clara e ágil, permite que funcionários ajam rapidamente e eficientemente.

Para evitar experiências ruins do cliente, veja algumas dicas para garantir que sua empresa ofereça um serviço excepcional, usando excelente comunicação:

1. Comunicação no todo

A equipe precisa ser contatável em qualquer local, seja no outro extremo do complexo de entretenimento do hotel ou na casa de máquinas do porão. Dependendo do tamanho do estabelecimento, pode ser difícil manter o controle de funcionários e pessoal de segurança, por isso, optar por um sistema de GPS built-in com capacidade para rádios DMR, pode rapidamente determinar onde todo mundo está localizado e responder imediatamente, conforme necessário.

2. Melhore o tempo de resposta

Resolver problemas rapidamente, com feedback eficiente e maior responsabilidade, leva a menos reclamações, melhor relação com os hóspedes e evita filas na recepção, garantindo uma primeira impressão positiva. Até mesmo um cliente descontente pode ser apaziguado se sente que sua reclamação foi ouvida e de imediato estão procurando uma solução. Com uma comunicação eficaz, qualquer membro da equipe pode contatar imediatamente a portaria, limpeza, manutenção ou gerenciamento de qualquer lugar, permitindo que a pessoa certa possa rapidamente intervir e responder à consulta ou sanar o problema.

3. É preciso atenção

Cada departamento tem sua própria forma de trabalhar e um que não esteja em consonância pode dificultar o serviço e gerar insatisfação. Investigar como está se saindo cada um dos setores e determinar se estão adequados para a tarefa deve ser trabalho diário. Com um smartphone e rádio com canais dedicados para cada finalidade, essa tarefa de comunicação se torna muito mais fácil.

4. Interoperabilidade entre os funcionários

No final, tudo se resume a ajudar sua equipe a trabalhar e interagir melhor, que por sua vez ajuda a manter suas instalações em bom estado de funcionamento. Como bônus, pode reduzir os custos com economia de tempo, multitarefas e melhor alocação de trabalho. Apps de mensagens em grupos são uma boa opção, aliado a uma conexão banda larga push-to-talk (PTT), permitindo uma colaboração eficaz entre trabalhadores de todos os níveis.

5. Explorando a comunicação

Muitos apps podem liberar o pessoal e automatizar tarefas para melhor eficiência, principalmente os de gestão do trabalho, que aloca serviço e funcionário adequados e indica a conclusão do trabalho com o clique de um botão. Outras aplicações rastreiam pessoas e veículos, gerenciam equipamentos como intercomunicadores ou acesso remoto, garantindo a segurança dos trabalhadores por meio da tecnologia. Até mesmo ferramentas de análise de gestão podem fornecer insights sobre os processos de trabalho, dando origem a melhorias.

6. Não ao desespero

Treine seus funcionários para se comportarem como cisnes: calmos à primeira vista, mas por trás correndo como loucos para solucionar os problemas. Equipamentos de comunicação discretos como rádios slimline, sempre em modo vibratório e fone de ouvido para apoiar as operações, são a medida correta. Discretos e eficientes, podem enviar e receber mensagens de textos sem alertar ou interromper a paz de seus clientes.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação