Arrumadeiras: muito mais funções que apenas limpeza

Excelente serviço de limpeza é essencial para a indústria de hospitalidade, mesmo que o trabalho possa geralmente ser considerado mundano. Seja em hotéis ou cruzeiros ao redor do mundo, a higiene rigorosa é o padrão esperado e deficiências apenas atraem a atenção. Além da salubridade física real, o departamento responsável executa outras funções importantes, tais como o planejamento e programação.

Funções básicas

A principal função do departamento de limpeza é manter o local limpo e higienizado como parte do serviço ao cliente. Entre as atribuições das arrumadeiras estão a aspiração de tapetes e mobília – que também devem estar polidas e livres e qualquer pó – em corredores, quartos e áreas públicas, recolhimento do lixo e cestos vazios, troca de lençóis e arrumação das camas. Fica sob a responsabilidade delas ainda, conferir e trocar os refis de sabonetes e papel higiênico nos banheiros públicos e colocar produtos de higiene pessoal e suprimentos nos dos quartos de hóspedes. Em alguns hotéis, são responsáveis ainda por atender solicitações, como montagem de berços. Essas são as tarefas exclusivas da equipe de arrumadeiras.

Funções de supervisão

O trabalho de organizar e coordenar a limpeza recai sobre os supervisores de primeira linha e os gerentes de manutenção em um negócio de hospitalidade. Elas determinam quais quartos ou áreas devem ser limpas, fazem o agendamento da escala de trabalho, atribuem tarefas e verificam tudo que é determinado. Além disso, para que tudo saia perfeitamente bem executado, é necessária a coordenação de tarefas com departamentos do hotel e atividades para evitar perturbar outros serviços. Supervisores também se certificam que os equipamentos de limpeza, tais como aspiradores e polidores de chão, devem sempre estar em perfeito funcionamento e com a manutenção preventiva em dia. Quando recebem reclamações, precisam investigar os problemas e ver como solucioná-los da melhor maneira possível.

Funções de gerenciamento

Pertencem ao nível mais alto de supervisores ou gerentes, dependendo do tamanho do hotel ou da operação. Trabalhadores cumprindo este papel precisam de habilidades na supervisão, aquisição, orçamento e resolução de problemas. Por exemplo, gerentes são responsáveis pelas normas de limpeza e supervisionam o treinamento de novas arrumadeiras contratadas. Além disso ensinam políticas da empresa e a utilização correta de cada equipamento. Já os gestores controlam o estoque de suprimentos, mantém registros da folha de pagamento, cuidam do orçamento do departamento e preparam relatórios de despesa e ocupação. Eles ajudam a manter o moral do trabalhador elevado e assegurar que os procedimentos de segurança sejam obedecidos e a eficiência na execução das tarefas de limpeza seja dinâmica e assertiva.

Exigências de trabalho

Arrumadeiras recém contratadas, ou melhor, em nível de entrada, normalmente aprendem ajudando as mais experientes da equipe. Apesar de não ser exigida uma formação para desempenhar as tarefas, condição física muitas vezes pode ser um pré-requisito para contratação. Já os supervisores de primeira linha normalmente precisam de pelo menos um diploma de ensino médio e experiência em tarefas domésticas. Para gerentes, costuma ser necessária experiência como supervisor de manutenção, além de conhecimento em software de escritório. Embora nem sempre obrigatório, ter uma faculdade dá uma vantagem para as promoções.

 

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