A crescente e inerente necessidade do social media marketing

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É difícil encontrar alguém que ainda hoje não use alguma mídia social ou um comerciante que não disponha de meios de comunicação eletrônica. Na era atual, todo mundo está usando suas redes para entrar em contato com as pessoas de seus círculos, incluindo amigos e família. Já as empresas usam-nas para comercializar seus produtos e serviços. Confira algumas das razões por que o marketing de mídia social é fundamental em qualquer estratégia digital.

Incentivar o engajamento por meio da mídia digital

Algumas plataformas on-line tornam tão fácil se envolver com os clientes, que falar com as marcas sobre suas necessidades, bem como dar feedbacks sobre produtos e serviços chega de forma descomplicada e rápida, incentivando a utilização desses meios.

Chegar à frente de seus concorrentes

Com um plano de mídia social bem planejado, um negócio pode ganhar destaque e tornar-se lembrado em um curto espaço de tempo. O marketing de mídia social é um jeito de vencer a concorrência sem grandes gastos no orçamento, muitas vezes precisando apenas de criatividade e melhorias constantes.

Ir além dos limites

O caminho geral da maioria das empresas, especialmente lojas ecommerce, é criar seus sites e, em seguida, usar o Google Adwords para começar a receber os clientes. Mesmo sendo eficiente, limitar uma marca a esta plataforma irá comprometer os resultados que podem ser obtidos. O marketing de mídia social fornece uma plataforma extra para estender seu alcance e gerar um crescimento consistente de potenciais clientes propensos a comprar seus produtos mais de uma vez. De certa forma, isso funciona como uma lista de e-mail da nova era onde se tem acesso direto aos clientes.

Obter melhores taxas de conversão

Investir em mídias sociais vai trazer um aumento na taxa de conversões de seus negócios. Uma presença consistente apresenta oportunidades sem fim para apresentar a clientes diferentes produtos e serviços, aumentando assim as chances de que em um ponto, um certo número de seguidores terá os recursos necessários para comprar seus produtos. A contínua e crescente visibilidade na mídia social resulta em maiores vendas.

Orçamento de marketing

Empresas de menor porte – e hoje em dia até várias de grande – encontram-se trabalhando com um orçamento apertado e arrumar meios de tornar os escassos recursos adequados as suas necessidades requer muito planejamento. O marketing de mídia social pode ser a salvação. Ao contrário de outros métodos, ele é mais barato e frequentemente registra resultados impressionantes para uma ampla gama de negócios. Isto o torna o meio perfeito para começar seu negócio mesmo com parcos fundos. Além disso, promove acesso a uma audiência global que pode aumentar as chances de transformar um pequeno investimento em um império.

Reunir informação sobre o mercado

Gurus de mídia social, muitas vezes, usam-nas como ferramenta de pesquisa. Eles acessam diversos sites sociais e reúnem informações sobre o mercado, as tendências emergentes, bem como um panorama da concorrência, incluindo novos produtos e serviços que estão lançando e oferecendo. O que antes era uma tarefa quase investigativa e difícil de conseguir, tornou-se trivial com o surgimento dos meios de comunicação social.

Aproveitando ao máximo os meios de comunicação social

Com o poder que as mídias sociais têm proporcionado aos comerciantes de hoje, é fundamental entender as etapas e tirar o máximo de proveito das oportunidades disponíveis para o seu negócio por meio destas plataformas.

Forneça conteúdo de qualidade

O marketing de mídia social não é um evento único. É um processo interminável de manter seguidores engajados com a sua marca, proporcionando informações sobre seus bens e serviços. Para continuar a fazer progressos, é necessário continuar produzindo conteúdo exclusivo e de qualidade, mantendo o público sedento por cada nova atualização.

Conteúdo em vídeo

O vídeo é a mais eficaz ferramenta de marketing. Diariamente, pessoas de todo o mundo consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo no YouTube. Em comparação com imagens, vídeos no Facebook tem um alcance orgânico 135% maior. No Twitter, vídeos obtém 6 vezes mais retuítes que fotos.

Instagram stories

Depois de usar ferramentas como o Social Growr para fazer crescer organicamente seu perfil no Instagram, o próximo passo envolve o uso das histórias da plataforma. Desde sua estreia, em 2 de agosto de 2016, o Stories tornou-se um hit instantâneo, sendo usado por mais de 300 milhões de usuários diariamente.

Chatbots

Os chatbots estão mudando a forma das marcas conversarem com os seus clientes nas mídias sociais. Em vez de ter um empregado constantemente monitorando e respondendo a consultas enviadas, robôs automatizam o atendimento. A Gartner prevê que até o final de 2018 pelo menos 20% de todo o conteúdo de negócios será gerado por máquinas, incluindo bate-papo e respostas aos usuários.

Conteúdo efêmero fornece um melhor retorno

Experts em marketing social tem notado a popularidade crescente de conteúdo efêmero. Em vez de postar vídeos e imagens que existirão para sempre on-line, muitos usuários de mídia social estão dando prioridade ao conteúdo de curta duração que os seguidores e contatos podem consumir dentro de 24h.

Influenciadores

Nas últimas duas décadas têm-se visto um aumento na proeminência dos influenciadores digitais. O domínio deles no marketing de mídia social continuará no futuro e como as marcas lidarão com esse nicho determinará como isso refletirá nos lucros.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação