Dicas para destacar-se no Twitter

Hoje em dia as mídias sociais são parte da estratégia de marketing on-line de cada hotel, mas enquanto a maioria deles tem uma conta no Facebook ou posta frequentemente no Instagram, a importância do Twitter é muitas vezes negligenciada. Isto é um triste engano, já que 50% dos usuários da rede acompanham e defendem suas marcas preferidas, ultrapassando a marca de 150 milhões de internautas. Com o Twitter sendo tão divertido e fácil de usar, não há desculpa para continuar deixando-o de lado.

1. Monte um perfil atraente

A primeira impressão, quase em todas as vezes, é realmente a que fica. Então, certifique-se de seu perfil no Twitter representa seu hotel. Use uma foto atraente, ou mesmo o logotipo, e crie um bio memorável que inclua palavras-chave pesquisáveis, como “hotel” ou “spa”. Para o fundo de página, a melhor opção é usar uma imagem personalizada que complemente sua identidade de marca e apela ao público-alvo.

2. Crie uma persona

Antes de começar a tuitar, defina sua marca e a rota que você gostaria de seguir na plataforma. O idioma que você escolher será a voz para seus seguidores. Nem toda abordagem combina com todo hotel, algumas sendo altamente dependentes de sua demografia principal. Veja outros exemplos de sucesso e como eles se envolvem com seus clientes. Lembre-se: o Twitter deve ser divertido para você e seus seguidores.

3. Construa sua rede

Desenvolva uma comunidade de usuários que compartilhem afinidades em matéria de hotéis ou destinos usando diretórios como Wefollow e Twellow, além de seguidores de outros estabelecimentos de hospedagem com perfil semelhante ao seu. Sendo ativo e regularmente comentando e compartilhando tuítes, além de usar hashtags relevantes e que permitam do aos usuários achá-lo mais facilmente. Um bom exemplo é usar a sua marca na hashtag.

4. Monitore sua marca

Tenha uma visão geral de como anda sua marca na rede, com ferramentas de monitoramento social, como o HootSuite, onde você pode acompanhar qualquer menção de sua marca ou destino e envolver-se em conformidade.

5. Foque no relacionamento com o cliente

Pense em tuítes como curtas conversas com seus seguidores. Não é incomum que um futuro hóspede vá marcar seu hotel no Twitter antes de chegar. Esta é uma grande oportunidade para você se envolver com os pré e pós e solidificar a lealdade com a sua marca. Hotéis inteligentes usam o Twitter para atendimento proativo, numa estratégia que envolve atender pessoas e conhecer o que se fala – e principalmente – reclamasse da concorrência. Por exemplo, se um viajante posta “X hotel está lotado e não tem um quarto para mim” ou “estamos parados em São Paulo por causa de atrasos de viagens”, uma marca de hotel rápida pode sair na frente e salvar o dia, gerando uma ótima visualização e interesse das pessoas.

6. Diversificar com conteúdo de qualidade

Não cometa o erro de apenas tentar se vender na rede. Existem ótimas maneiras de manter o público envolvido, tendo sempre em mente a qualidade acima da quantidade, encontrando o que funciona para empresas de hospitalidade, como postagens com fotos dos bastidores do hotel, compartilhar conteúdo do seu site, disponibilizar dicas de locais e coisas para se fazer na área, eventos que estejam acontecendo no dia ou semana, retuítes de hóspedes, ofertas de curto período, premiações que o hotel sustenta, entre outros.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação